Select Page

Trabalhos 2016

Escola Básica de Saboia nº1

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
O montado é um ecossistema criado pelo Homem característico do Alentejo.
Trata-se de uma floresta em que predominam sobreiros e azinheiras, de equilíbrio muito delicado. Podemos encontrar este tipo de ecossistema no Mediterrâneo, Argélia, Marrocos e, sobretudo, nas regiões a sul da Península Ibérica.
Portugal é o país com a maior extensão de sobreiros do mundo (33% da área mundial), sendo o montado legalmente protegido pelo que é proibido o abate de sobreiros e é incentivada a sua exploração. Esta realidade transformou Portugal no principal exportador mundial de cortiça e no fabrico de rolhas.
Os montados, ecossistemas mediterrânicos singulares que incluem uma biodiversidade muito rica e diversa, desempenham funções importantes na conservação do solo, na qualidade da água e na produção de oxigénio. Estão inventariadas nos Montados mais de 120 espécies de avifauna, algumas ameaçadas como a Águia-de-Bonelli, a Águia-imperial-ibérica ou a Cegonha-preta. Também o Lince-ibérico ocorre nos montados portugueses, podendo no futuro a recuperação da população deste animal ser viável graças à enorme quantidade de habitat. Podemos aqui também encontrar perdizes, rolas-turcas, ginetas, javalis, corujas, raposas, entre tantos outros.
É um habitat natural para 135 espécies de plantas e mais de duzentas espécies de animais - entre as quais 160 espécies de aves, 37 espécies de mamíferos (no caso de Portugal acolhe 60% dos mamíferos do país) e 24 espécies de répteis e anfíbios.

Memória descritiva:
Os alunos começaram por realizar um trabalho de investigação no Clube dos Cientistas Ambientais, utilizando as tecnologias de informação e comunicação, realizando um levantamento do ecossistema local. Numa segunda fase deste projeto, os alunos realizaram o desenho de observação dos animais selecionados previamente. No seguimento do projeto passou-se à pintura da paisagem característica do respetivo ecossistema, utilizando a técnica expressiva/ material lápis de cera sobre o papel cenário sobre papel de cenário, com 2 metros por 1,5 metros. Procedeu-se também à pintura individual de todos os elementos pertencentes ao ecossistema, aplicando a técnica de pintura/ material guache, lápis de cor e lápis de cera sobre papel cenário. Estes elementos foram colocados em relevo (reutilizando rolhas de cortiça) utilizando a técnica de recorte e colagem com stick UHU. De referir ainda o recorte de duas circunferências (rostos), em dois elementos humanos caraterísticos da região, com o objetivo de existir uma interação entre cenário e comunidade escolar.

Fotos do painel:

CAM01089
CAM01092
CAM01093
CAM01098
CAM01099
CAM01100