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Trabalhos 2016

Escola Básica 2,3 D. Afonso III

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Descrição do painel:
Descrição do ecossistema
A Ria Formosa é uma área protegida no Algarve que tem o estatuto de Parque Natural.
Tem uma área de cerca de 18400 ha e estende-se pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António desde o Ancão até à Manta Rota.
A norte, em toda a extensão, o fim da laguna não tem uma delimitação precisa,uma vez que é recortada por salinas, pequenas praias arenosas, por terra firme agricultável e por linhas de água doce que nela desaguam (Ribeira de São Lourenço, Rio Seco, Ribeira de Marim, Ribeira de Mosqueiros e o Rio Gilão).
O seu cordão dunar é formado por 5 ilhas barreira arenosas - Ilha da Barreta, Ilha do Farol (Culatra), Ilha da Armona, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas e por vários ilhotes. Fazem ainda parte da proteção à influência do Oceano Atlântico a Península de Faro (que abrange a praia do Ancão e a praia de Faro) e a Península de Cacela (que abrange a praia da Manta Rota).

Memória descritiva:
Memória descritiva
Para estes alunos do 4ºano da turma C da escola EB1/ JI do Carmo, a participação nesta atividade foi o culminar de uma serie de atividades em que se trabalharam temas relacionados com os ecossistemas, os habitats, a biodiversidade, a proteção do ambiente, a preservação das espécies, a importancia dos Oceanos, a poluição e as campanhas de sensibilização.
A Ria Formosa já tinha sido alvo da sua atenção e curiosidade, tendo dado origem a pequenos projetos de pesquisa que estiveram na base da participação no concurso “Água Jovem 2016” com um painel entitulado “A Ria que vemos da nossa casa” com o qual ganharam uma menção honrosa.
Dessa participação resultou a presença na “Semana na Ria”, em que lhes foi proporcionada a visita e exploração da Quinta de Marim - que é a sede do Parque Natural da Ria Formosa.
Ainda fizeram uma deslocação à Ilha do Farol (Culatra) no âmbito do projeto “Voluntariado para a Água”. Daí resultou a o bservação do ecossistema e a recolha de fotos e materiais.
Na sala de aula selecionou-se e organizou-se todo o material recolhido (fotografias e conchas).
Os alunos fizeram pequenos esboços de projeto para o Photo Wall dos quais, após discussão, se retiraram elementos para o projeto final (coletivo).
Inventariou-se o material disponível (caixas, jornais, areia, tecidos, lâs, conchas, guaches e aguarelas, colas, papel cenário,…) e fizeram-se opções!
Os trabalhos de composição foram feitos a pares, em grupos e grande grupo.
O Photo Wall estará disponível na escola sede do agrupamento (D. Afonso III), para que possa ser partilhado por todos!

Fotos do painel:

Carmo 1
Carmo 2
Carmo 3
Carmo 4
Carmo 5
Carmo 6