Trabalhos 2017
Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)
Descrição do painel:
O Paul do Boquilobo é uma zona húmida situada entre Riachos, perto da escola Dr. António Chora Barroso, entre os rios Almonda e Tejo, classificando-se como Reserva Natural devido à sua grande riqueza natural com particular destaque para a avifauna. É uma zona de proteção especial para as aves.
Desde 1981 que a Reserva Natural do Paul do Boquilobo é considerada pela UNESCO como Reserva da Biosfera.
Esta foi a primeira área portuguesa a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera, sendo reconhecida como uma amostra representativa de um ecossistema terrestre onde se procuram formas de conciliar a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.
Na Reserva Natural do Paul as formações vegetais são dominadas por espécies associadas a ambientes húmidos, verificando-se variações na sua distribuição consoante o regime hídrico.
Nas áreas permanentemente alagadas observam-se essencialmente espécies hidrófitas e helófitas como o bunho Scirpus lacustris ssp. lacustris, o caniço Phragmites australis, a tabúa Typha dominguensis, a espadana Sparganium erectum ssp. negletum, o lírio-amarelo Iris pseudacorus, diversas espécies de ranúnculos Ranunculus bandotii, R. bulbosus e R. trilobus
Destaca-se a presença de uma importante colónia de garças que depende inteiramente das zonas permanentemente alagadas, utilizadas para nidificação, repouso e alimentação. As espécies que aqui nidificam são a - garça-boeira Bubulcus ibis, garça-branca-pequena Egretta garzetta, goraz Nycticorax nycticorax, garça-cinzenta Ardea cinerea, garça-vermelha Ardea purpurea e papa-ratos Ardeola ralloides.A cegonha-branca Ciconia ciconia e um ou dois casais de milhafre-preto Milvus migrans ,o que é único em termos nacionais e raro a nível europeu.
O bufo-real (Bubo bubo) é uma espécie de ave estrigiforme pertencente à família Strigidae.
Memória descritiva:
Neste desafio UHU, participaram as turmas do 5º H e 5ºG e 5ºF. e alguns alunos do 6ºG
A primeira fase consistiu na pesquisa e seleção da informação acerca da do Paul do Boquilobo, indo ao encontro dos conteúdos abordados na disciplina de Ciências Naturais
Numa segunda fase, e em parceria com a camara municipal de Torres Novas.
Os alunos realizaram uma saída de campo, para descobrir as espécies existentes no Paul Boquilobo. A atividade teve como objetivo levar os alunos a observar algumas espécies deplantas e animais.
Numa terceira fase, os alunos elaboraram diversos trabalhos: e-booK dividido em três capítulos (Animais em vias de extinção, Animais migratórios e Animais do Paul do Boquilobo), o painel da biodiversidade e prepararam o material a incluir no Caderno – Rota Postal da Biodiversidade.
O momento de receção, preenchimento e envio do Caderno está a ser aguardado.
A metodologia de trabalho foi o trabalho de grupo semanal onde se discutiam as estratégias a aplicar .O desenvolvimento do painel teve como suporte os conteúdos lecionados nas aulas de Ciências Naturais. Os materiais utilizados foram:placas K-line, ripas de madeira, retroprojetor, folhas de acetato papel de cenário, cartolinas, rolhas de cortiça, pinhas, serradura, penas de aves, tecido, esponja, papel de embrulho, papel transparente, palha, búzios, caracóis do mar, mexilhões, caroços de nêspera, tintas e cola UHU.
Sendo a vida um jogo de lembranças iremos recordar estas experiências que muito prazer nos deram.
Fotos do painel: