Trabalhos 2017
EB Carlos Alberto
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Descrição do painel:
Tratando-se de uma espécie que não existe na nossa cidade, os alunos, após pesquisa e estudo descobriram bastantes informações:
Pertence à família das aves e é a maior espécie de coruja existente no planeta, chegando a 86 cm de comprimento, 1,70 a 2,10 metros de envergadura e pode pesar até 5,5 quilos. A sua longevidade pode variar de 10 a 20 anos.
Apesar de estar presente em África, Ásia e Europa (Península Ibérica), estando o Porto inserido no último continente referido, não se conhecem avistamentos em liberdade nesta cidade, embora seja possível visitá-los em espaços protegidos e pedagógicos. Esta situação poderá estar relacionada com os bandos de gaivotas que a nossa cidade tem, pois estes podem servir-lhes de alimento.
Habita em terrenos rochosos com ou sem florestas, afastados do Homem. Os seus ninhos podem ser encontrados em cavidades de troncos de árvores, normalmente com dois ou três ovos, nos meses de abril e maio. Alimentam-se de ratos, ratazanas, gaivotas, patos, lebres... É uma ave noturna e emite sons ao lusco fusco e no crepúsculo dos dias.
Pode ser distinguido com alguma facilidade pois tem dois tufos de penas no alto da cabeça, grandes olhos de íris laranja, peito claro e riscado e as suas costas escuras malhadas com manchas.
Trata-se de uma espécie em vias de extinção a proteger!
Memória descritiva:
Tratando-se de um desafio UHU, apresentou-se a História do nome da cola explicando o porquê de ser esta a ave escolhida para divulgar e proteger.
Os alunos após a pesquisa e partilha das descobertas decidiram construir um painel com bufos reais, apelando à criatividade e à utilização de materiais reaproveitados: jornais, revistas, algodão, botões, lã, palhinhas, aparas de lápis, rolhas…
Então foi decidido que cada aluno teria de decorar um pequeno painel (15cmX15cm) que posteriormente se juntariam num painel único da escola, garantindo assim as medidas solicitadas no concurso. Este painel encontra-se exposto na escola e relembra todos os alunos da importância da preservação desta espécie.
Fotos do painel: