Trabalhos 2017
EB1 Artur Martinho Simões
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Descrição do painel:
Bufo Real
DESCRIÇÃO
O bufo-real (Bubo bubo) é uma espécie de ave estrigiforme pertencente à família Strigidae.
É, atualmente a maior espécie de coruja existente no planeta, chegando a 86 cm de comprimento, 1,70m a 2,10m de envergadura e pode pesar até 5,5 kg .
O Bufo-Real tem uma longevidade bastante extensa que pode variar de 10 a 20 anos.
HABITAT
O bufo-real pode ocupar uma grande diversidade de habitats, incluindo florestas de coníferas, desertos, zonas húmidas, planícies, áreas urbanas ou zonas montanhosas, denotando uma ampla tolerância climática.
Os principais fatores que condicionam a ocorrência do bufo-real parecem ser a disponibilidade de presas e a presença de locais propícios à nidificação A presença humana pode ter algum efeito negativo, embora esta espécie se mostre por vezes bastante tolerante a viver em zonas urbanas.
ALIMENTAÇÃO
O bufo-real é uma espécie generalista e oportunista que se alimenta de presas abundantes e de fácil captura.
Esta característica faz com que tenha uma alimentação muito variada e dependente da diversidade de presas disponíveis, havendo registos de diversos grupos animais incluídos na dieta como insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. O bufo-real é igualmente um super-predador, ou seja, pode alimentar-se de outras espécies de predadores. Entre as espécies mais comuns encontram-se alguns mamíferos carnívoros, como a raposa e a doninha, mas também aves de rapina nocturnas e diurnas.
REPRODUÇÃO
A época de reprodução do bufo-real tem início após a dispersão dos juvenis do território-natal. A partir de Setembro é possível ouvir os primeiros duetos entre macho e fêmea do casal, e que assinalam o início da reprodução. A fêmea geralmente só realiza uma postura, embora existam registos de duas posturas. Em caso de perda da primeira postura (ovos ou
juvenis pequenos) pode realizar uma postura de reposição.
COMPORTAMENTO
Ave tipicamente noturna, o bufo-real começa a sua atividade ao crepúsculo, prolongando-a durante a noite e regressando então ao poiso diurno com a primeira luz do dia. A visão e sobretudo a audição são os sentidos
utilizados para caçar, localizando as presas através dos seus movimentos.
Nomes mais comuns do Bufo Real:
Bufo-real, mocho-real, corujão, ujo, martaranho.
Memória descritiva:
As atividades realizadas sobre o bufo real foram a continuação da história sobre o bufo real. Nesta atividade as coordenadoras do projeto juntaram alunos das duas turmas do 4º ano que pesquisaram e imprimiram imagens e deram continuidade à história que já tinha sido iniciada por outros alunos. O material usado nesta atividade foram as imagens impressas, cola, tesoura e lápis de cor.
O painel do bufo real foi elaborado com imagens, e trabalho de pesquisa que os alunos de todos os anos fizeram sobre o bufo real. Os alunos do 1º ano pintaram imagens e os alunos dos outros anos, 2º, 3º e 4º fizeram a parte escrita. Uma turma do 4º ano elaborou um bufo real tridimensional e uma árvore para simular o habitat deste animal.
os materiais usados foram: cola, tesoura, vários tipos de papel, caixas, impressora e outros.
Fotos do painel: