Trabalhos 2017
Escola Básica da Quinta Nova da Telha
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)
Descrição do painel:
Insere-se na Mata da Machada que constitui habitat e local de refúgio e alimentação para numerosas espécies animais como o chapim-azul, o abelharuco, a águia-de-asa-redonda e a pega-azul.e onde também se encontram arbóreas como o pinheiro-bravo, . o sobreiro, o pinheiro-manso e espécies mediterrânicas como o carrasco, o medronheiro, a murta e as urzes.
Memória descritiva:
O projeto para o painel “Photowall” foi desenvolvido em parceria com os professores do grupo de Ciências Naturais porque no âmbito da disciplina são abordados os temas relacionados com a biodiversidade e das características dos seres vivos nomeadamente dos animais. Sendo o Bufo Real um elemento importante para o equilíbrio da Natureza considerámos pertinente estabelecer esta parceria.
Numa primeira etapa os alunos realizaram pesquisas sobre o animal em estudo e a biodiversidade do meio envolvente à Escola, contando com a colaboração da Biblioteca Escolar. Seguidamente foram organizados pequenos debates sobre a relação entre consumo sustentável e preservação da biodiversidade.
Numa segunda fase foi organizado um concurso de propostas de cartaz em que participaram bastantes alunos porque um dos requisitos foi estes projetos serem feitos em trabalho de grupo.
Seguiu-se uma exposição das propostas de cartaz na biblioteca, sujeita à votação de todos os alunos da Escola. O cartaz mais votado foi o selecionado.
Finalizou-se o trabalho com a elaboração do painel Photowall que contou com a parceria de alguns professores de Educação Visual - 2ºciclo e de alguns professores do Ensino Especial, obedecendo aos seguintes passos:
• Estudo do desenho / imagens: bufo–real, borboletas, joaninhas, pássaros, flores…;
• Estudo das cores a aplicar no painel (observação das cores da natureza);
• Materiais aplicados: papel cenário, materiais riscadores; cartolinas, papel de impressão; tintas; rolos de papel higiénico e cola;
• Técnicas aplicadas: pintura; dobragens /origami e colagem;
• Reutilização: rolos de papel higiénico (borboletas).
Depois do painel “Photowall” terminado os alunos envolvidos tiraram fotografias colocando-se nos espaços criados para o efeito.
Em jeito de conclusão consideramos um desafio muito válido por alertar e sensibilizar para questões cruciais para a formação de crianças e jovens e por toda a envolvência que criou na Escola.
Fotos do painel: