Trabalhos 2017
Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)
Descrição do painel:
O Parque Ecológico da Várzea localiza-se numa zona húmida contígua à ribeira de Coina, zona predominantemente agrícola e de reserva ecológica, situada na freguesia da Quinta do Conde. Inserido no maior corredor ecológico desta freguesia, liga a Arrábida ao Tejo.
A várzea é uma planície aluvial inundável que foi outrora utilizada para a produção de arroz e classificada como Reserva Agrícola Nacional. Esta zona, igualmente integrada na Reserva Ecológica Nacional, inscreve-se num sistema húmido de orientação sul-norte, num vale marcado por declives pouco expressivos.
Memória descritiva:
O painel foi elaborado pelo grupo de alunos do Clube de Artes do 8º ano, orientado pelo professor de Educação Visual, em articulação com a professora de Ciências Naturais e com a Coordenadora do Programa Eco-escolas.
Em paralelo, este grupo de alunos e restantes elementos da sua turma, participou no projeto “Ler + Mar”, aliando as atividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar com o currículo das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química e Educação Visual, com o intuito de estudar a biodiversidade e relações bióticas de um ecossistema próximo da escola – Parque Ecológico da Várzea. Deste trabalho resultou um outro painel representativo desse ecossistema e a construção de uma Teia Alimentar.
O Bufo–real é uma espécie que já foi encontrada neste ambiente, daí termos achado relevante desenvolver os dois projetos em simultâneo.
Para elaborar o painel utilizámos cartão reciclado que tinha, aproximadamente, as dimensões necessárias, (2,5mx3m), inicialmente. Os alunos desenharam uma grande árvore representativa do ecossistema e dois seres – “Bufo-Real”. Usaram giz de diferentes cores para pintar a estrutura. Como a estrutura não segurava por ser em cartão, resolvemos apoiá-la em duas estruturas de madeira reciclada fixada na parte de baixo com dois apoios em metal reciclado.
O projeto foi concretizado nas horas do Clube de Artes e, por vontade expressa dos alunos, nos seus tempos livres (intervalos e horas após almoço).
No final divertiram-se imenso a tirar fotografias e a convidar os colegas das várias turmas a imitá-los.
O painel será ainda usado na festa de final de ano para as fotos de despedida de mais um ano letivo.
Fotos do painel: