Trabalhos 2018
Jardim de Infância do Cacém Nº1 (Escola EB1 n.º2 do Cacém)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Descrição do painel:
"Floresta"
Tela com 200 cm por 100 cm, pintada com tintas de guache sobre a tela e adesivo de pintura.
Recorte e colagem de cartão de desperdício em forma de folhas.
Colagem de mochos em rolo de papel higiénico, com material de desperdício.
Memória descritiva:
O painel da floresta do JI Cacém nº n1, foi elaborado ao longo de dois meses pelos alunos deste jardim de infância.
O projeto foi idealizado, tendo em conta as características da zona florestal próxima ao jardim (Sintra) e foram explorados diversos temas durante a realização do projeto. Num primeiro momento, as crianças foram conhecer a Serra de Sintra, através de uma visita que explorou as principais características culturais e botânicas da região.
Enquadrada nesta visita, foram realizadas atividades de sensibilização para a proteção das florestas, pesquisa coletiva de atitudes de prevenção contra os incêndios florestais e reforço de atividades de proteção da natureza, através da reutilização de materiais e redução do impacto ambiental.
Num segundo momento-chave, inserido na temática central, "a proteção das florestas", foi proposto aos grupos a criação do painel. As crianças idealizaram uma estrutura com diversas árvores e alguns animais. A ideia foi sendo maturada com os grupos e o painel foi iniciado.
A proposta de novas técnicas de ilustração do painel foi muito bem recebida e, em consenso, as crianças optaram pelas técnicas de colagem de fita adesiva de pintura (para os troncos e os ramos), pintura puxada com cartões reciclados (para os troncos), recorte e colagem de cartões de desperdício (para as folhas) e reaproveitamento de materiais de desperdício para os mochos.
Após a criação do painel, este foi apresentado a toda a comunidade educativa, nas comemorações do dia da família, em que estiveram presentes os encarregados de educação e restantes familiares das crianças do Jardim de Infância.
Fotos do painel: