Select Page

Trabalhos 2018

Escola EBI da Boa Água

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Descrição do painel:
O painel apresentado integra-se no projeto interdisciplinar “ A Biodiversidade na Serra da Arrábida” e representa a modificação da floresta consoante as estações do ano. Todos os elementos representados (folhas, flores, frutos e animais) foram elaborados pelos alunos, aplicando várias técnicas desenvolvidas nas aulas de Educação Visual e Oferta Complementar, entre elas: desenho, pintura, recorte e colagem, utilizando produtos da UHU, num painel com cerca de 1m X 2m . Esta parte do trabalho implicou alguma paciência por parte dos alunos pois foram necessários muitos recortes e colagens para preencher todo o painel. Alguns materiais utilizados (cartão, cartolinas e papel) foram reutilizados. Podemos encontrar algumas espécies da fauna e da flora da Serra da Arrábida , integrada no Parque Natural da Arrábida como a flor-dos-rapazinhos, o narciso, a rosa-albardeira, a esteva, o peneireiro comum, a águia-pesqueira, o bufo, o corvo-marinho-de- crista, entre outras.
Na composição da sua vegetação, verifica-se a convergência de três elementos florísticos:
- o euro-atlântico, dominante nas exposições do quadrante norte, mais fresco, húmido e sombrio;
- o mediterrânico, dominante nas exposições do quadrante sul, mais quente, seco e luminoso;
- o macaronésio prevalecendo nas situações mais acentuadamente marítimas, as arribas.
A vegetação, apesar de apresentar muitas semelhanças com a de outras serras calcárias localizadas mais a norte, apresenta aspetos exclusivos como o carrascal arbóreo e o tojal.

Memória descritiva:
O painel apresentado é o resultado de um projeto interdisciplinar, envolvendo duas turmas do 8º ano, nas disciplinas de Ciências Naturais, Geografia, Educação Visual, Oferta Complementar, TIC e Português. O tema do projeto era “ A Biodiversidade na Serra da Arrábida”. Os alunos começaram por fazer uma pesquisa sobre o tema, orientada pelas professoras de Ciências Naturais e Geografia. Pretendia-se que os alunos ficassem a conhecer melhor a região do Parque Natural da Arrábida, nomeadamente no que se refere à sua localização geográfica (descrição, latitude, longitude e altitude), clima, geologia, fauna, flora e Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha. Os alunos elaboraram apresentações multimédia, em colaboração com a disciplina de TIC, as quais foram apresentadas nas duas turmas. Seguiu-se depois uma visita de estudo à Serra da Arrábida e ao Museu Oceanográfico Prof. Luíz Saldanha, que permitiu aos alunos aprofundarem os seus conhecimentos sobre os habitats estudados, em particular a fauna e flora predominantes. Posteriormente, na disciplina de Educação Visual e Oferta Complementar, foi elaborado o painel da floresta, pelas duas turmas envolvidas. Este projeto permitiu desenvolver nos alunos competências variadas, destacando-se a cooperação demostrada pelos alunos das duas turmas na concretização de um projeto comum.

Fotos do painel:

painel1
painel2
painel3
painel4
painel5
painel6