Trabalhos 2018
Centro Social Paroquial da Vera Cruz
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Descrição do painel:
O nosso painel é um Pinhal. Têm cerca de 1,55m x 2,10m. Usamos as técnicas de pintura, recorte e colagem. Os pinheiros-bravos foram retratados com rolos de cartão, que foram os materiais que melhor exemplificavam os troncos esguios e altos desta espécie. usámos também muito material natural na sua elaboração que recolhemos nos pinhais da zona. Também fizemos referência aos animais predominantes neste habitat no painel.
Memória descritiva:
Todos sabemos o quanto a nossa Floresta é importante… A floresta tudo dá – gera riqueza, pincela paisagens únicas, alberga um sem-número de vidas, limpa os ares, purifica águas, protege o solo, dá emprego, deslumbra turistas e ainda enriquece a gastronomia. Dá resposta a cada um dos três pilares do desenvolvimento - economia, sociedade e ambiente.
Os pinhais são o tipo de floresta com maior área em Portugal. O pinheiro-bravo, durante anos, liderou a tabela das espécies predominantes no país. Mas é uma espécie hoje em declínio, sobretudo devido aos incêndios que encontram na sua resina um combustível de excelência e na continuidade das plantações o pasto ideal para ganhar velocidade e força.
A Sala 5 do pré-escolar do CSPVC continua a pesquisar sobre algumas das espécies predominantes na Floresta da nossa região e aceitou o desafio de criar um Painel que retratasse um Pinhal. Conhecer para melhor Proteger!
Começámos por escolher os materiais disponíveis… um enorme painel de PVC que iria servir de suporte, imensos rolos de cartão de diversos tamanhos davam excelentes troncos de pinheiro, caixas de cartão, papel colorido e, claro, muito material natural (casca de pinheiro; areia; pedrinhas; galhos; musgo seco e pinhas…)
Em primeiro lugar, pintamos a linha do horizonte (com o céu bem azul e a terra de castanho) … e logo de seguida, foi a vez de pintarmos alguns dos rolos de cartão que iriamos usar para fazer os pinheiros.
Depois, foi a vez das Colagens… Começámos por ir montando a estrutura e aí usamos cola quente para conseguir fixar tudo. Depois, as crianças foram cobrindo (tal como se de um puzzle se tratasse) os restantes rolos de cartão com a casca de pinheiro, colando-o bocado a bocado com cola branca (que Canseira!!!). Entretanto, na sala outras crianças iam já realizando os galhos do pinheiro. Para tal, usamos o cartão para fazer os ramos e galhos bem compridos e as folhas em forma de agulha, foram feitas cortando pequenos pedaços de papel verde em tirinhas.
No céu fizemos ainda umas nuvens de esferovite e foi engraçado ver as diferentes formas que as crianças lhes deram… Umas eram bem redondinhas, tal como tufos de algodão e outras mais compridas e estreitas, tal e qual uma cobra bem comprida.
No chão, colámos a areias, os restos das cascas de pinheiro, as pinhas, os galhos e as pedrinhas… e não esquecemos do musgo seco.
Antes de finalizar, conversámos sobre os elementos que ainda nos faltavam retractar. Chegámos à conclusão que naquele habitat viviam várias espécies de animais: coelhos, lebres, ratos, muitas aves diferentes, variados insectos… E que tanto a fauna como a flora mereciam a nossa proteção, pelo que, concretizámos em mensagens as diferentes ideias e opiniões das crianças sobre a sua percepção do que poderemos fazer para proteger o nosso pinhal e a restante floresta do nosso Planeta Terra.
Por fim recortamos com muito cuidado e precisão os diferentes animais para incorporarmos no nosso pinhal e decorámos com recortes de revistas as nossas mensagens. Cada criança escolhia elementos que quisesse e interligasse à Natureza e ao Ambiente. Concluímos com a montagem final da estrutura e de todos estes elementos e…
E o resultado final agradou a todos! Está uma beleza o nosso Pinhal!
Fotos do painel: