Trabalhos 2018
Escola Básica da Quinta Nova da Telha
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)
Descrição do painel:
O painel representa a Floresta com as suas árvores e a diferente fauna representada nos diversos animais inseridos (coelhos, lebre, raposa, formigas, pássaros caracóis, borboletas, aranhas e as suas teias, abelhas...) .
As flores e os montes verdejantes, as árvores verdes e floridas e todos os animais inseridos no painel pretendem lembrar a quantidade de benefícios que nos são dados pelas florestas e a grande necessidade de as preservar, mantendo-as limpas e afastadas dos incêndios.
Memória descritiva:
Memória descritiva do painel “A Floresta”
O projeto para o painel da floresta foi desenvolvido em parceria com os professores do grupo de Ciências Naturais porque no âmbito da disciplina são abordados os temas relacionados com a biodiversidade e as características dos seres vivos, bem como a importância da floresta para o equilíbrio da Terra.
Numa primeira etapa os alunos realizaram pesquisas sobre as espécies existentes na Mata Nacional da Machada, a floresta que se encontra no meio envolvente à Escola, contando com a colaboração da Biblioteca Escolar e do Centro de Educação Ambiental da Mata. Seguidamente foram organizados pequenos debates sobre a relação entre consumo sustentável, preservação da biodiversidade, a necessidade de preservar a floresta e a importância da Mata para a população do concelho do Barreiro, onde colaboraram os professores de diferentes disciplinas como por exemplo EMRC e Português entre outras.
Numa segunda fase foi organizado um concurso de projetos de cartaz em que participaram bastantes alunos porque um dos requisitos foi estes projetos serem feitos em trabalho de grupo. Aqui foi preciosa a colaboração dos professores de Português que corrigiram as frases escritas nos cartazes.
Seguiu-se uma exposição desses projetos na biblioteca escolar, sujeita à votação de todos os alunos da Escola. O cartaz mais votado foi o selecionado.
Finalizou-se o trabalho com a elaboração do painel que contou com a parceria de professores de Educação Visual e de Educação Tecnológica do 2ºciclo e de alguns professores do Ensino Especial, obedecendo aos seguintes passos:
• Estudo do desenho / imagens: bufo–real, raposa, lebre, coelhos, borboletas, joaninhas, formigas, abelhas, aranhas, pássaros, flores, árvores e arbustos…;
• Estudo das cores a aplicar no painel (observação das cores da natureza);
• Materiais aplicados: papel cenário, materiais riscadores; cartolinas, papel de impressão; tintas Sabus; cola UHU.
• Técnicas aplicadas: pintura; recorte, dobragem/origami e colagem;
• Reutilização: cascas de nozes, rolos de papel, caixas, tampinhas, lã …
Depois do painel terminado, foi exposto no polivalente da Escola.
Em jeito de conclusão consideramos um desafio muito válido por alertar e sensibilizar para questões cruciais para a formação de crianças e jovens e por toda a envolvência que criou na Escola.
Fotos do painel: