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Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

Escola Básica Alfredo da Silva (Sintra)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia:

Descrição da imagem:
Autor |Data: Santiago Mendonça, Miguel Simão, Rui Carvalho, Andreia Andrade, Maria Beatriz Mendes, alunos do 5º G da Escola Básica Alfredo da Silva, dezembro de 2018.
Dimensões/ Técnica | Material |: Folha de papel branca, formato – A3 na horizontal; técnica de colagem; papel usado de revistas e folhetos publicitários; tesoura, cola UHU.
Descrição | Observações: O cartaz foi elaborado no âmbito do Programa Eco- escolas em articulação com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) / Domínios de Articulação Curricular (DAC), pelo grupo de alunos referenciados e pela professora Diretora de Turma, Sónia Duarte, na Escola Básica Alfredo da Silva e tendo a colaboração das professoras coordenadoras Maria Goretti Fernandes e Paula Gomes.
O Calendário do Mar pretende ser uma prova do envolvimento contínuo da comunidade escolar na sensibilização e implementação de práticas sustentáveis para o Ambiente, ao longo do ano escolar, bem como do desenvolvimento da literacia sobre os oceanos enquanto ecossistemas e de toda a problemática ambiental que os assola. O trabalho resultou de uma sequência de procedimentos, desde a seleção de pequenos grupos de trabalho, auscultação de sugestões, escolha da proposta base, estudo da composição e dos materiais a utilizar, até à concretização da proposta eleita pela turma para a imagem do primeiro mês do Calendário do Mar. Nesta primeira fase, a faixa etária dos alunos direcionou as propostas para os seres marinhos em detrimento dos seus habitats ou da flora nos meios subaquáticos. O ser marinho que reuniu maior consenso, entre muitas outras sugestões, foi o golfinho. Deste modo, o tema para a primeira página/ mês do Calendário do Mar foi escolhido como sendo “Os Golfinhos do Sado”. A partir daqui o trabalho desenvolveu-se pelas seguintes etapas:
▪ Pesquisa sobre tudo o que respeita à vida dos golfinhos no estuário do rio Sado.
▪ Seleção da imagem a publicar.
▪ Recolha de resíduos de papel para a coloração da imagem, através da técnica da colagem.
▪ Coloração da imagem, através da técnica da colagem.
▪ Registo fotográfico das várias etapas do trabalho.
▪ Seleção do mês de Agosto, para primeira página, por associarem o Golfinho ao verão e à relação das vivências dos alunos com o mar.
▪ Pesquisa e identificação dos perigos que afetam esta espécie marinha, dos quais destacaram os plásticos, as redes de pesca, os componentes químicos dos protetores solares, o stress gerado pela atividade turística na vida destes seres marinhos , salientando-se o excesso de ruído, a poluição pelos combustíveis das embarcações e motas de água, a alteração e contaminação do regime alimentar por intervenção direta ou indireta dos turistas, entre outros fatores.
A mensagem a transmitir é a de que:
“Se respeitares os Golfinhos do Sado, estes não serão apenas, parte do nosso passado!”.
Este trabalho promove e contribui para os ODS-2017.