Trabalhos 2018-19
Calendário do Mar – Fase 1
Colégio Valsassina (Lisboa)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Fotografia:
Descrição da imagem:
CONCURSO CALENDÁRIO DO MAR
MEMÓRIA DESCRITIVA
1. ENQUADRAMENTO DA ATIVIDADE “CALENDÁRIO DO MAR”
A participação dos alunos do 1º ciclo do Colégio Valsassina no âmbito da iniciativa lançada pela ABAE “Da minha escola vê-se o mar” relativa ao CALENDÁRIO DO MAR enquadrou-se no projeto O MAR É TUDO e foi realizada por 77 alunos do 1º ano.
O MAR É TUDO é um projeto multidisciplinar que está a ser desenvolvido por todos os alunos do 1º ciclo no presente ano letivo 2018-19 e no qual se explora o papel do MAR na vida dos homens e do nosso planeta, na nossa cultura e na nossa história e se chama a atenção para a importância de proteger o mar.
Este projeto articula diferentes conteúdos trabalhados nas várias componentes do currículo e está construído com base em Eixos Temáticos que integram diferentes atividades que são desenvolvidas ao longo do ano letivo com diferentes níveis de aprofundamento, consoante o ano e o grupo etário a que se destinam.
Durante o primeiro período os alunos do 1º ano, distribuídos por 3 turmas, foram descobrir a biodiversidade marinha no âmbito da disciplina de Estudo do Meio sob a orientação das Professoras Titulares Sofia Tapadas Araújo, Mariana Marques e Tânia Gonçalves Figueiredo. Aprenderam a distinguir a fauna e flora marinha e a identificar as principais espécies utilizadas na nossa alimentação, bem como aquelas que se encontram ameaçadas e porquê. Esta constitui a fase 0 desta atividade.
2. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE “CALENDÁRIO DO MAR”
A atividade relativa ao CALENDÁRIO DO MAR foi desenvolvida na disciplina de Expressão Plástica, sob a orientação das Professoras Maria de Jesus Ferreira e Rita Coelho, tendo como base os conteúdos previamente trabalhados no Estudo do Meio.
A disciplina de Expressão Plástica funciona em duas salas dedicadas (ateliers) num módulo único de 90 minutos por semana. A turma é dividida em dois grupos.
Foram realizados 35 trabalhos/colagens por grupos de dois ou três alunos durante dois módulos - 180 minutos de aula - distribuídos por duas semanas. Foram consideradas 5 fases sequenciais.
Fase 1: Apresentação e discussão do tema com os alunos.
Nesta fase foi dada uma explicação detalhada dos objetivos da atividade, da metodologia a ser adoptada (trabalho de grupo com máximo de três alunos), das fases de realização, da dimensão e dos materiais a serem utilizados.
Foram discutidas questões relativas ao tema e constituídos os grupos de trabalho tendo os alunos decidido a constituição dos mesmos.
Fase 2: Elaboração de esboços
Nesta fase cada grupo fez registos espontâneos de elementos da fauna e da flora marinha de escolha livre, com lápis de grafite em papel manteiga de formato A3.
Fase 3: Realização das colagens sobre os registos elaborados na fase 2: folhear revistas e jornais, rasgar e/ou cortar o papel e colar.
Esta fase integrou 3 etapas. Na primeira etapa cada grupo selecionou os materiais a utilizar na colagem através da manipulação de revistas e jornais. Na segunda rasgaram os diferentes papeis à mão em pedaços de pequena dimensão e/ou cortaram com tesoura para de seguida os colocarem sobre os registos anteriormente executados.
Fase 4: Identificação do mês do calendário a que corresponde a colagem.
Fase 5: Construção de frase relativa à conservação da biodiversidade marinha e associação a colagem.
3. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE
Esta atividade ao ser integrada na disciplina de Expressão Plástica permitiu trabalhar as capacidades criativas e imaginativas dos alunos em paralelo com a coordenação e destreza motora, o sentido de observação, a memória visual e a percepção espacial.
Em termos de motricidade fina contribui para que os alunos aprendessem a controlar melhor as suas ações motoras. Neste sentido foram trabalhadas habilidades motoras que possibilitaram rasgar e/ou cortar direito e com limites diferentes tipos de papel com texturas, espessuras e densidades variadas.
A manipulação de materiais impressos (revistas e jornais) e a sua transformação em novos materiais não só contribuiu para estimular a criatividade como para familiarizar os alunos do 1º ano com letras e números e diferentes fontes tipográficas.
Os conteúdos desta atividade ao serem previamente trabalhados na disciplina de Estudo do Meio e integrados no projeto O MAR É TUDO contribuíram para promover a aquisição de novos conhecimentos sobre a fauna e flora marinhas e chamar a atenção para a importância de proteger os recursos marinhos.