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Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

Escola EB 2,3/S de Tarouca Dr. José Leite Vasconcelos (Tarouca)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia:

Descrição da imagem:
Introdução
Os alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem do segundo ciclo e terceiro ciclo têm aulas de Expressão Plástica nos mesmos tempos e têm trabalhado a técnica da colagem realizando várias composições de imagens. Tendo em conta as competências adquiridas nas aulas, optou-se assim por estes alunos serem os autores da imagem. Pretende-se com esta atividade:
• Estimular através de atividades práticas o aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e a biodiversidade marinha em particular;
• Educar para a preservação dos ecossistemas e sua bio e geodiversidade;
• Desenvolver o pensamento crítico na procura de soluções para os problemas que ameaçam esses ecossistemas;
• Desenvolver competências nas áreas de investigação, expressão plástica, reutilização e comunicação;
• Dar a conhecer, produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas (especificamente a família ReNature)
Metodologia
Depois do desafio lançado começaram as pesquisas e a investigação sobre a biodiversidade marinha as espécies /ecossistemas a representar. Decidiu-se que a imagem seria ilustrativa de um ambiente subaquático, com peixes, crustáceos, rochas e algas.
Os alunos começaram a pensar sobre a ilustração e o material a usar. Numa primeira faze foi feito um esboço numa folha. De seguida procuraram em revistas que existiam na sala e de uma agência de turismo, que pediram, os elementos que necessitavam para representar o ecossistema. Começaram por rasgar pedacinhos de papel em vários tons de areia que colaram com cola UHU formando o fundo do mar, de seguida noutros tons de castanho fizeram as rochas, em tons de azul preencheram o mar. Com a máquina de moldes sizzix fizeram as algas. Os peixes foram feitos, recorrendo também à técnica de colagem, numa folha e colados posteriormente na ilustração. Outros elementos como, estrelas-do-mar búzios foram rasgados de folhas de revistas e colados. Depois de concluído o trabalho foi exposto na Biblioteca da Sede do Agrupamento.
Esta imagem poderá identificar um dos meses de Verão do ano, pois é nesta época que se praticam mais os desportos subaquáticos e se poderão observar estes ecossistemas
A frase alusiva; Um alerta para salvar o mar. Hoje, para haver Um amanhã! (na frase está escrito a negrito UHU , Um Hoje Um)
Material: papéis de revista, cola UHU, folha A3 tesouras, máquina de moldes sizzix, máquina fotográfica e PC
Intervenientes: Professora Dina Laranjo, docente da Educação Especial Carmo Gomes e coordenadora do programa Isabel Fonseca.
Alunos que frequentam o Centro de Aprendizagem para a Inclusão (CAA) são heterogéneos no que diz respeito à idade e têm como um dos objectivos desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinar que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar.
Inês Pereira 17anos 11º A, Dora Alexandra 17 anos 11º A, Ricardo Alexandre 11º A 16anos, Marcelo Magalhães 15 anos 10º C, Guilherme Ferreira Oliveira 8ºA 13 anos, Rafael Cabral da Silva 6º A 12 anos, Rafaela Caetano 10º A 16anos
Introdução
Os alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem do segundo ciclo e terceiro ciclo têm aulas de Expressão Plástica nos mesmos tempos e têm trabalhado a técnica da colagem realizando várias composições de imagens. Tendo em conta as competências adquiridas nas aulas, optou-se assim por estes alunos serem os autores da imagem. Pretende-se com esta atividade:
• Estimular através de atividades práticas o aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e a biodiversidade marinha em particular;
• Educar para a preservação dos ecossistemas e sua bio e geodiversidade;
• Desenvolver o pensamento crítico na procura de soluções para os problemas que ameaçam esses ecossistemas;
• Desenvolver competências nas áreas de investigação, expressão plástica, reutilização e comunicação;
• Dar a conhecer, produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas (especificamente a família ReNature)
Metodologia
Depois do desafio lançado começaram as pesquisas e a investigação sobre a biodiversidade marinha as espécies /ecossistemas a representar. Decidiu-se que a imagem seria ilustrativa de um ambiente subaquático, com peixes, crustáceos, rochas e algas.
Os alunos começaram a pensar sobre a ilustração e o material a usar. Numa primeira faze foi feito um esboço numa folha. De seguida procuraram em revistas que existiam na sala e de uma agência de turismo, que pediram, os elementos que necessitavam para representar o ecossistema. Começaram por rasgar pedacinhos de papel em vários tons de areia que colaram com cola UHU formando o fundo do mar, de seguida noutros tons de castanho fizeram as rochas, em tons de azul preencheram o mar. Com a máquina de moldes sizzix fizeram as algas. Os peixes foram feitos, recorrendo também à técnica de colagem, numa folha e colados posteriormente na ilustração. Outros elementos como, estrelas-do-mar búzios foram rasgados de folhas de revistas e colados. Depois de concluído o trabalho foi exposto na Biblioteca da Sede do Agrupamento.
Esta imagem poderá identificar um dos meses de Verão do ano, pois é nesta época que se praticam mais os desportos subaquáticos e se poderão observar estes ecossistemas
A frase alusiva; Um alerta para salvar o mar. Hoje, para haver Um amanhã! (na frase está escrito a negrito UHU)
Material: papéis de revista, cola UHU, folha A3 tesouras, máquina de moldes sizzix, máquina fotográfica e PC
Intervenientes: Professora Dina Laranjo, docente da Educação Especial Carmo Gomes e coordenadora do programa Isabel Fonseca.
Alunos que frequentam o Centro de Aprendizagem para a Inclusão (CAA) são heterogéneos no que diz respeito à idade e têm como um dos objectivos desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinar que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar.
Inês Pereira 17anos 11º A, Dora Alexandra 17 anos 11º A, Ricardo Alexandre 11º A 16anos, Marcelo Magalhães 15 anos 10º C, Guilherme Ferreira Oliveira 8ºA 13 anos, Rafael Cabral da Silva 6º A 12 anos, Rafaela Caetano 10º A 16anos