Trabalhos 2018-19
Calendário do Mar – Fase 2
Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)
Fotografia - Capa:
Fotografia - Janeiro:
Fotografia - Fevereiro:
Fotografia - Março:
Fotografia - Abril:
Fotografia - Maio:
Fotografia - Junho:
Fotografia - Julho:
Fotografia - Agosto:
Fotografia - Setembro:
Fotografia - Outubro:
Fotografia - Novembro:
Fotografia - Dezembro:
Memória descritiva:
Os alunos do 9.ºA, B, C e D, orientados pela professora Ana Rita Nápoles, realizaram na aula de Educação Visual, um trabalho de pesquisa sobre o Mar, criando várias composições em grupo, onde usaram recortes de revistas e jornais, aplicando vários tipos de papel, corda, areia, várias técnicas de pintura e outros materiais naturais que foram aplicados e organizados nas composições com a ajuda de cola líquida e de batom UHU.
As turmas de 2.º ciclo, acompanhados pela professora Laura Belo, optaram por analisar o Livro Vermelho de Vertebrados de Portugal, tendo selecionado, a partir do mesmo, as espécies a trabalhar.
Os alunos construíram em grupo uma base de dados (imagens das espécies e seu habitat, esboços, caraterísticas, etc.), tendo em conta a informação das fichas de caraterização das espécies e seguindo os conteúdos lecionados pelas docentes de Ciências Naturais.
Na aula de Educação Visual, procedeu-se à contextualização histórica no âmbito das artes e impacto ambiental, realização de exercícios de experimentação e domínio da técnica de colagem. Os alunos realizaram os estudos e as composições finais a partir do banco de imagens, realizando desenhos de observação dos seres vivos e do seu habitat, registando as texturas e as cores que caraterizam estes elementos.
Em Educação Tecnológica, elaborou-se um mostruário de papel e uma lista de outros materiais (tecidos, lã, embalagens de poliestireno, etc.) que poderiam potenciar visualmente os elementos da forma, assim como testes às colas UHU tendo em conta as caraterísticas das mesmas e dos materiais.
Em Cidadania e Desenvolvimento, os alunos elaboraram as 12 frases no âmbito da conservação dos recursos marítimos, numa perspetiva de intervenção ativa.
Após a seleção dos melhores trabalhos dentro de cada ciclo de ensino, procedeu-se à seleção dos trabalhos finais, digitalização dos mesmos e organização das composições finais por mês do ano.