Select Page

Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola Primária Santa Ana - pré-escolar e 1º ciclo (Setúbal)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia - Capa:

Se o mar queres salvar para nele poderes viajar, os 3 R's vais ter de utilizar.
Se o mar queres salvar para nele poderes viajar, os 3 R's vais ter de utilizar.

Fotografia - Janeiro:

janeiro - Golfinho Roaz (sala da fantasia - 4 anos)
janeiro - Golfinho Roaz (sala da fantasia - 4 anos)

Fotografia - Fevereiro:

fevereiro - Peixe Carpa (sala dos sonhos- 4 anos)
fevereiro - Peixe Carpa (sala dos sonhos- 4 anos)

Fotografia - Março:

março_ Robalo  (sala da Fantasia - 4 anos)
março_ Robalo (sala da Fantasia - 4 anos)

Fotografia - Abril:

abril_Cavalo Marinho (sala da fantasia - 4 anos)
abril_Cavalo Marinho (sala da fantasia - 4 anos)

Fotografia - Maio:

maio_ Medusa de Pintas (sala dos sonhos - 4 anos)
maio_ Medusa de Pintas (sala dos sonhos - 4 anos)

Fotografia - Junho:

junho_ Polvo (sala dos Sonhos - 4 anos)
junho_ Polvo (sala dos Sonhos - 4 anos)

Fotografia - Julho:

julho_ Sardinha (sala Feliz - 3 anos)
julho_ Sardinha (sala Feliz - 3 anos)

Fotografia - Agosto:

agosto_ Tartaruga (sala Feliz - 3 anos)
agosto_ Tartaruga (sala Feliz - 3 anos)

Fotografia - Setembro:

setembro_ Estrela do Mar (sala Feliz - 3 anos)
setembro_ Estrela do Mar (sala Feliz - 3 anos)

Fotografia - Outubro:

outubro_ Linguado (sala das laranjinhas - 5 anos)
outubro_ Linguado (sala das laranjinhas - 5 anos)

Fotografia - Novembro:

novembro_ Manta (sala das laranjinhas - 5 anos)
novembro_ Manta (sala das laranjinhas - 5 anos)

Fotografia - Dezembro:

dezembro_ Caranguejo (sala das laranjinhas - 5 anos)
dezembro_ Caranguejo (sala das laranjinhas - 5 anos)

Memória descritiva:
No âmbito do desenvolvimento do projeto Eco Escolas em que a Escola Primária Santa Ana, em setúbal, está inserida, resolvemos fazer uma visita de estudo ao oceanário de Lisboa.
Este passeio permitiu-nos trabalhar as capacidades criativas e imaginativas das crianças das salas do ensino Pré-escolar e retirar muitas ideias para desenvolver o nosso calendário do Mar.
Assim, os alunos das diferentes salas escolheram os animais que mais lhes despertaram atenção.
A sala Feliz escolheu a Sardinha, a Estrela do Mar e a Tartaruga Marinha. Utilizou-se a técnica de anilinas sobre lápis de cera (ondas) para elaborar o fundo do mar. De seguida, colou-se com cola UHU stick os papeis de revista para fazer o corpo da sardinha e com papéis de alumínio, a cauda, as escamas e o olho. Para o fundo do mar, do mês de setembro utilizou-se a técnica do berlinde com as tintas verde e azul. Sobre o molde de estrela do mar colou-se com cola UHU stick pedacinhos de papel seda de várias cores, vermelho, laranja, rosa e amarelo. De seguida, com cola UHU líquida colaram-se pedacinhos de palhinhas coloridas. A tartaruga foi elaborada com o fundo de uma garrafa, que foi colada sobre um cartão com o formato do corpo da tartaruga. O corpo foi coberto com papeis crepe verdes. O fundo da garrafa foi colado sobre o corpo, fazendo a carapaça. Decorou-se com papeis seda verdes e castanhos. Sobre papel colamos areia e papel de seda verde, azul e castanho.
Materiais utilizados:
• Papel de revista
• Papel de alumínio (de embrulhar bombons)
• Cola líquida e stick UHU
• Lápis de cera
• Anilinas
• Papel seda
• Palhinhas de plástico coloridas
• Berlinde
• Tinta azul e verde
• Fundo de garrafa de plástico
• Cartão
• Papel crepe verde
• Areia
• Papel seda azul, verde e castanho
A sala dos sonhos escolheu o Golfinho Roaz, o Cavalo-marinho e o Robalo para fazer o calendário. Neste sentido foram trabalhadas habilidades motoras que possibilitaram rasgar/ cortar direito e com limites diferentes tipos de papel com texturas, espessura e densidades diárias. Foram também utilizadas técnicas de pintura (com rolo de papel higiénico e plástico de bolhas) e colagem (com cola UHU) de diversos materiais.
Materiais utilizados:
• Folha A4;
• Palhinhas de plástico amarelas;
• Restos de papel de alumínio;
• Rolo de papel higiénico;
• Tinta azul, amarela e laranja:
• Cola branca;
• Restos de papel de seda de várias cores;
• Folha de “plástico de bolhas”;
• Tinta azul;
A sala dos sonhos escolheu o Peixe carpa, a Medusa de Pintas e o Polvo. Utilizou-se a técnica de rasgar e recortar papel com texturas e espessuras diferentes, colagem de diferentes materiais, pintura esponjada e soprada.
Materiais utilizados:
• Plástico de comprimidos
• Papel de alumínio (de embrulhar bombons)
• Restos de folhas de papel plástico com bolhas de ar
• Cola líquida e stick UHU
• Prato de papel
• Cordas
• Restos de sacos de plástico azul
• Botões
A sala das laranjinhas escolheu o Linguado, a Manta e o Caranguejo. Foram trabalhadas habilidades motoras que possibilitaram a pintura com pincel, o recorte, a colagem e a pintura esponjada.
Materiais utilizados:
• Folha A4;
• Prato de plástico;
• Lã;
• Esferovite;
• Tinta vermelha e tinta azul:
• Cola branca;
• Restos de cartolina;
• CD;
• Lã;
• Tesoura
• Tinta azul;
• Cola branca
• Restos de folha de lixa;
• Areia da praia
• Cola líquida e stick UHU
• Tinta azul
• Olhos
• Tesoura;
• X-acto