Select Page

Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 2

Escola Básica da Quinta Nova da Telha (Barreiro)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia - Capa:

Capa
Capa

Fotografia - Janeiro:

Mês de janeiro
Mês de janeiro

Fotografia - Fevereiro:

Mês de fevereiro
Mês de fevereiro

Fotografia - Março:

mês de março
mês de março

Fotografia - Abril:

mês de abril
mês de abril

Fotografia - Maio:

Mês de maio
Mês de maio

Fotografia - Junho:

Mês de junho
Mês de junho

Fotografia - Julho:

Mês de julho
Mês de julho

Fotografia - Agosto:

Mês de agosto
Mês de agosto

Fotografia - Setembro:

Mês de setembro
Mês de setembro

Fotografia - Outubro:

Mês de outubro
Mês de outubro

Fotografia - Novembro:

Mês de novembro
Mês de novembro

Fotografia - Dezembro:

Mês de dezembro
Mês de dezembro

Memória descritiva:
O projeto “Calendário do Mar 2020” que foi desenvolvido na EBQNTelha com alunos de idades entre os 11 e os 14 anos e a colaboração de diferentes disciplinas.
Em CN foram abordados os temas - a biodiversidade e as características dos seres vivos; a importância da água para os seres vivos e para a atividade humana.
Com o contributo das disciplinas TIC, CD, H e P, os alunos, em grupo, realizaram trabalhos de pesquisa sobre as espécies marinhas e foram organizados debates. Cada grupo escolheu um ser vivo e falou sobre a sua importância para o Homem e para o meio ambiente e sobre a necessidade de preservar as espécies, alguns grupos abordaram o tema Poluição do Meio Ambiente.
A elaboração do calendário, propriamente dito contou com o apoio dos professores de EV e do EE, os alunos obedeceram aos seguintes passos:
• Estudo do desenho / imagens e da cor: espécies marinhas, habitats aquáticos, materiais poluentes,…
• Materiais aplicados: materiais riscadores; cartolinas, lã, revistas, jornais, materiais diversos em fim de vida e cola UHU.
• Técnicas aplicadas: desenho, corte, recorte e colagem.
• Reutilização: revistas, jornais, materiais diversos em fim de vida, …
Posteriormente, foi organizado um concurso de projetos de cartaz para cada um dos meses do ano em que participaram bastantes alunos. Os professores de EV orientaram os alunos na elaboração dos projetos e os professores de Português corrigiram as frases elaboradas.
De seguida os trabalhos foram expostos na Biblioteca e sujeitos à votação dos alunos.
Confessamos que foi uma maratona para encontrar e recortar tantas letras, em jornais e revistas, para tantas frases, mas valeu a pena!
Consideramos que este foi um desafio bastante interessante e enriquecedor por alertar e sensibilizar para questões cruciais para a formação de crianças e jovens e por toda a envolvência que criou na Escola.