Trabalhos 2018-19
Calendário do Mar – Fase 2
Colégio Valsassina (Lisboa)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Fotografia - Capa:
Fotografia - Janeiro:
Fotografia - Fevereiro:
Fotografia - Março:
Fotografia - Abril:
Fotografia - Maio:
Fotografia - Junho:
Fotografia - Julho:
Fotografia - Agosto:
Fotografia - Setembro:
Fotografia - Outubro:
Fotografia - Novembro:
Fotografia - Dezembro:
Memória descritiva:
O CALENDÁRIO DO MAR foi desenvolvido na disciplina de Expressão Plástica, tendo como base os conteúdos previamente trabalhados no Estudo do Meio. Foram realizados 35 trabalhos/colagens por grupos de 2 ou 3 alunos durante 2 módulos de 90 min em 5 fases sequenciais.
1: Apresentação e discussão do tema e da metodologia de trabalho com os alunos.
2: Elaboração de esboços: cada grupo fez registos espontâneos de elementos da fauna e da flora marinha de escolha livre, com lápis de grafite em papel manteiga de formato A3.
3: Realização das colagens. Cada grupo selecionou os materiais revistas e jornais a utilizar na colagem, rasgou os diferentes papeis à mão em pedaços de pequena dimensão e/ou cortou com tesoura e colocou sobre os registos anteriormente executados.
4: Identificação do mês do calendário a que corresponde a colagem.
5: Construção de frase relativa à conservação da biodiversidade marinha.
Esta atividade ao ser integrada na disciplina de Expressão Plástica permitiu trabalhar as capacidades criativas e imaginativas dos alunos em paralelo com a coordenação e destreza motora, o sentido de observação, a memória visual e a percepção espacial.
Em termos de motricidade fina contribui para que os alunos aprendessem a controlar melhor as suas ações motoras. Neste sentido foram trabalhadas habilidades motoras que possibilitaram rasgar e/ou cortar direito e com limites diferentes tipos de papel com texturas, espessuras e densidades variadas.
A manipulação de materiais impressos (revistas e jornais) e a sua transformação em novos materiais contribuiu para estimular a criatividade e para familiarizar os alunos com letras e números.
Os conteúdos desta atividade ao serem previamente trabalhados na disciplina de Estudo do Meio contribuíram para promover a aquisição de novos conhecimentos sobre a fauna e flora marinhas e chamar a atenção para a importância de proteger os recursos marinhos.