Trabalhos 2018-19
Infografia: pegada
Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)
Escalão: 2º escalão (Secundário, Profissional e Superior)
Imagem:
Memória descritiva:
A construção da infografia que apresentamos tem duas linhas de preocupações. Por um lado, pretendemos chamar a atenção da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis para o impacto que o atual modo de vida tem no planeta e, por essa via, apelar para a necessidade de proteger os ecossistemas naturais. Por outro lado, desejámos dar a conhecer opções de produtos menos poluentes para os mesmos fins, que contribuem para a sustentabilidade da Terra.
Este trabalho envolveu, alunos do 11.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias da turma CT3, com idades compreendidas entre os 16 e 17 anos, que, tanto no 10.º ano como no 11.º ano, estudaram, no âmbito do curriculum da disciplina de Biologia e Geologia, aspetos relacionados com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável. Por esse motivo podemos afirmar que a infografia produzida pelos alunos se encontra ancorada nesses conteúdos e é o resultado da sua mobilização.
Para a concretização do trabalho a submeter ao “Desafios UHU - Pegada de Dois Produtos” escolhemos dois produtos da marca UHU a “Cola em Stic UHU” e a “Cola em Stic UHU ReNATURE”.
O trabalho teve início com a pesquisa acerca das características dos dois produtos, o que permitiu concluir após algum estudo, que o uso da “Cola em Stic UHU ReNATURE” beneficia mais o ambiente ao diminuir o impacto deste tipo de produtos na natureza contribuindo, dessa forma, para a conservação do planeta.
Seguidamente, passámos à recolha de imagens que foram posteriormente usadas para a composição da infografia executada com recurso a um software de programação de imagem gratuito.
A realização das diversas etapas do trabalho foi acompanhada pela professora coordenadora do Projeto Eco-Escolas que é, simultaneamente, a professora que leciona a disciplina de Biologia e Geologia.
No âmbito deste desafio foram realizadas três infografias. Os trabalhos realizados foram analisados no grupo turma e pelo Conselho Eco-Escolas reunido a 2 de maio, tendo sido selecionada, por maioria, a infografia que agora se submete a concurso.