Trabalhos 2020-21
Collage dos ODS
Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:
Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:
Memória Descritiva:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
No início do trabalho cada aluno comprometeu-se a responder a cada ODS com iniciativas próprias
Contributos do 9B do ECB(2021) para se atingirem os 17 ODS em 2030
1
Erradicar a Pobreza – Anita
Garantir as necessidades básicas a cada ser humano
Ajudar o próximo ( cabazes, roupas ) etc…
2
Erradicar a fome – Beatriz
Criar campanhas de apoio ao mais carenciados
Fazer com que a humanidade tenha as necessidades alimentares asseguradas
3
Saúde de Qualidade e Bem – Estar – Carina
Eliminar vícios que prejudicam a saúde da sociedade
Uma alimentação sem carências e sem excessos
4
Educação e Qualidade – Daniel; Tiago
Todos os jovens a nível mundial terem acesso ao ensino primário
Diminuir o número de analfabetos da humanidade
Contribuir para boas instalações escolares
Participar em campanhas para angariação de material escolar
5
Igualdade de Género – Dóris
Acabar com o assédio e a discriminação no mundo
Instaurar o direito ao voto por parte das mulheres
6
Água Limpa e Saneamento – Eduarda
Garantir que toda a população tenha acesso a água potável
Melhorar a qualidade da água, assim diminuindo a sua poluição
7
Energias Renováveis e Acessíveis – Eduardo
Utilização de painéis dólares para aumentar as energias renováveis
Diminuir o consumo de combustíveis fósseis
8
Trabalho Digno e Crescimento Económico – Gonçalo
Erradicar o trabalho forçado e o trabalho infantil
Proteger os direitos de todos os trabalhadores
9
Indústria, Inovação e Infraestruturas – Isabela
Infraestruturas de qualidade na indústria
Contribuir para que a indústria continue a empregar a população
10
Redução das desigualdades – Ivan
Aumentar os salários mais baixos
Contribuição da segurança social para minimizar os problemas sociais
11
Cidades e comunidades sustentáveis – Juliana
Energias limpas
Maior aproveitamento de resíduos
12
Consumo e produção responsáveis – Luís
Economia circular
Reduzir o consumo e o desperdício
13
Ação contra a mudança global do clima – Martim
Existir políticas de prevenção para alteração climática
Educação para consciencializar a humanidade sobre o clima
14
Vida na água – Nicole
Redução da poluição marinha
Maior controle no que se despeja no mar
15
Vida terrestre – Ruslana; Sofia
Melhorar os ecossistemas florestais
Proteger todo o nosso meio ambiente
Criar áreas protegidas para animais
Limpezas das áreas florestadas
Proteção da Mata da Escola
16
Paz, justiça e instituições eficazes – Sabrina
Eficácia na justiça
Transparência nas regiões tomadas
17
Parceiras e meios de implementação – Sara
Colaboração entre países e instituições
Financiar ajudas a países menos organizados
Este trabalho foi realizado para representar a mata da nossa escola.
Este desenho tem como objetivo:
-Desenvolver as capacidades de representação gráfica, a partir de colagens;
-Desenho à vista de formas naturais, colagem, a partir de materiais recicláveis;
-Perceber a noção de composição em diferentes produções plásticas;
-Experimentar diversos tipos de suportes, materiais, instrumentos e processos;
-Utilizar a imagem como forma de comunicação;
Para além da parte gráfica este trabalho significa muito para a turma pois concretizou de forma artística a Mata da Escola e comunica bem a harmonia que se pretende num espaço natural. O trabalho foi afixado no Dia Mundial do Ambiente Na entrada do Externato Cooperativo da Benedita