Trabalhos 2020-21
Collage dos ODS
Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:
Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:
Memória Descritiva:
No âmbito do programa Eco-escolas, foi sugerido aos alunos do 9º ano, que trabalhassem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, abordados na disciplina de Geografia. Numa primeira fase teriam de descobrir quais ODS e compreender a definição destes, para o alcance do Desenvolvimento Sustentável.
Uma vez conhecidos os ODS, numa segunda fase, cada aluno, individualmente, teria de ilustrar um pictograma dos ODS, em collage. Estas ilustrações foram utilizadas para assinalar o Dia da Terra na Escola e decoraram o átrio da escola, dando a conhecer os ODS a toda a comunidade educativa.
Após a ilustração do pictograma, a turma D, do 9º ano, escolheu o ODS 7 – Energias Renováveis e Acessíveis – para interpretar, também em collage, e elegeram uma torre eólica para representar este ODS. A seleção do ODS 7 deve-se ao facto de a produção de energia ser um dos principais fatores responsáveis pelas emissões de Dióxido de Carbono, responsável pelas alterações climáticas e é urgente a transição para energias limpas e renováveis. A escolha da torre eólica deve-se ao facto de estas fazerem parte da paisagem do conselho, nomeadamente na Serra da Freita.
Para o desenvolvimento deste trabalho contou-se com a preciosa colaboração dos docentes de Educação Tecnológica, Geografia, Português e Cidadania e Desenvolvimento.
No final deste trabalho todos ficaram a conhecer os ODS e, melhor ainda, ficaram a compreender a importância do contributo de todos, individualmente e em grupo e à escala local, regional e global, no alcance destes Objetivos.