Trabalhos 2020-21
Collage dos ODS
Escola Secundária Mães d'Água (Amadora)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
Ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS:
Fotos de ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido:
Memória Descritiva:
A atividade foi proposta à turma do 7º 1ª. Foi feita apresentação da atividade durante o ensino presencial, 2º semestre. Foram apresentados os trabalhos dos ODS do ano anterior, nomeadamente os premiados e os da nossa escola. Foi analisado o regulamento a cumprir, de forma a que o máximo número de trabalhos respeitassem as regras.
Os alunos individualmente ou por grupos selecionaram o seu ODS.
Foram atribuídos tempos letivos para o início, orientação e conclusão dos trabalhos.
Os trabalhos foram apresentados em sala de aula e foram feitas sugestões de melhoria. Participaram 20 alunos que realizaram trabalhos sobre os ODS:
1 - Erradicação da pobreza
3 - Saúde de qualidade
5 – Igualdade de Género
13 - Ação climática
14 – Proteger a vida marinha
15 - Proteger a vida terrestre
Após os melhoramentos, os trabalhos sobre os ODS foram a votação para ser eleito aquele que agora submetemos a concurso.
O ODS escolhido foi 5 – Igualdade de Género: o original foi realizado pela aluna Mónica Dias (13 anos) e a interpretação pelo aluno Alfa Dabó (13 anos).
Na votação o ODS 5 – Igualdade de Género empatou com o ODS 13 - Ação climática.
A funcionária do Pavilhão colaborou no desempate e deixou a seguinte mensagem:
“A decisão foi muito difícil, ambos os trabalhos estão maravilhosos.
Mas optei pelo ODS – 5, porque penso que se educarmos os nossos filhos e filhas de maneira diferente, poderemos mudar o mundo.” A destacar o detalhe do ODS – 5, interpretação, na qual consta uma citação da feminista e defensora da igualdades e dos direitos humanos, Chimamanda Ngozi Adichie, «Hoje eu peço que sonhemos e comecemos a planear um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens e mulheres mais felizes, mais autênticos. Para que isso aconteça precisamos de criar as nossas filhas de maneira diferente. Também precisamos de criar os nossos filhos de maneira diferente.»
O balanço da atividade foi muito positivo, os alunos mostraram entusiasmo durante todas as etapas do trabalho.