Trabalhos 2020-21
Eco-Piñata
Escola EB1/PE com Creche Engº Luís Santos Costa (Machico)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre a origem da pinhata:
Memória Descritiva:
O presente projeto insere-se dentro no âmbito do Projeto Eco–Escolas temática proposta no Desafio Eco-Pinhata com UHU e de acordo com os objetivos traçados, aproveitando toda a margem de criatividade.
As crianças, juntamente com a professora efetuaram uma pesquisa sobre a origem das pinhatas. Assim, em conjunto, realizou-se a escolha do MOCHO para a Pinhata. Elaboraram alguns desenhos de Mochos para selecionar um, bem como os materiais a escolher para a decoração. De seguida dividiram tarefas quanto à criação em cartolina da pinhata e o recorte dos materiais. Em conjunto decidiram o tamanho da pinhata e as cores que esta deveria ter. Durante a sua construção tiraram algumas fotografias, bem como do resultado final.
No decorrer de todo o processo procuramos estimular a criatividade dos alunos, aliando a arte à reutilização de materiais e fomentamos o espírito de grupo e de entreajuda através do trabalho em equipa.
O balanço final é muito positivo, pois os alunos demonstraram empenho, curiosidade e sensibilidade em conhecer e elaborar a Pinhata.
Materiais utilizados:
Os materiais usados para realização da pinhata foram: Cola quente; pistola decola quente; cola líquida UHU universal; caixa de cereais, papel crepe de cor branco, azul e amarelo; papel de seda; restos de eva de cor preto e amarela brilhante; régua; pinceis; lápis e tesoura.
Grupo de alunos que participaram no projeto:
2 alunos do 2º ano D e a colaboração de 1 aluno do 1º M e 1 aluno do 3º N, todos com Necessidades Educativas Especiais.
Professora responsável do desafio: Leticia Correia
(Professora de Educação Especial).
Fotos da pinhata: