Trabalhos 2020-21
Eco-Piñata
Escola EB 2,3 de Maceda (Ovar)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
Pesquisa sobre a origem da pinhata:
Memória Descritiva:
O desafio UHU/ pinhata foi lançado no Conselho Eco-Escolas pelas professoras coordenadoras, tendo as diretoras de turma do 6.ºano aderido ao mesmo, por ir ao encontro do Projeto Curricular de Turma do 6ºano, “Alimentação Saudável”.
A primeira fase do trabalho foi fazer a pesquisa sobre a origem da pinhata na internet.
Depois disso, foi decidir o que fazer, tendo a votação recaído numa cesta de frutas.
Foi construída a estrutura da pinhata, através de vários balões (de acordo com a forma dos vários frutos que compõem a cesta), revestidos com tiras de jornal embebidas em cola branca UHU. Depois de as estruturas estarem feitas, algumas foram revestidas por tiras coloridas de papel crepe (coco, ananás e banana), coladas com cola universal UHU, enquanto outras foram pintadas com tintas. (uvas, maçã, pera, morango).
O cesto foi feito com cartão usado para melhor suportar o recheio. Foram selecionados para o recheio os seguintes alimentos: frutos secos variados; barritas saudáveis; tremoços; chocolate negro; rebuçados sem açúcar.
Fotos da pinhata: