Trabalhos 2020-21
Painel Biodiversidade da Minha Terra
Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre a biodiversidade local:
Memória Descritiva:
Desafio UHU – Painel da Biodiversidade
Memória Descritiva:
O desafio nacional “Painel da Biodiversidade” foi apresentado pela coordenadora do Programa Eco – Escola, da nossa escola, numa reunião de Conselho Escolar, de modo a divulgar Programa Nacional Eco-Escolas, junto dos docentes, decidindo-se pela participação da nossa escola no mesmo.
Posteriormente, nas aulas de expressão plástica, a professora Ana Freitas divulgou este desafio, junto dos alunos do 3º e 4º anos, apresentando o regulamento do mesmo de modo a dar início à sua concretização.
Nas aulas TIC os alunos pesquisaram informações sobre a nossa biodiversidade de modo a recolher informações sobre as espécies mais emblemáticas.
Posteriormente, nas aulas de expressão plástica, os alunos representaram através do desenho e pintura, as espécies selecionadas. Concluídos os trabalhos (imagens) procedeu-se à composição do painel, onde procurou-se contextualizar o habitat natural das espécies representadas (animais e plantas) e o meio onde vivem (terra /mar).
A realização deste desafio permitiu aos alunos aumentar a sua literacia ambiental, conhecer as várias espécies de animais e plantas na nossa biodiversidade, desenvolver a sua imaginação e criatividade, participar em desafios ligados às artes visuais, participar em iniciativas/ projetos ligados à educação ambiental e conhecer para ajudar a proteger a nossa biodiversidade.
Metodologia utilizada/processo de construção do trabalho:
1- Apresentação do desafio aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade nas aulas de expressão plástica das AEC´s;
2 – Pesquisas na internet de informações relativas às várias espécies da nossa biodiversidade;
3 – Seleção das espécies a representar no painel;
4 – Desenho e pintura das várias espécies a integrar no painel;
5 – Representação do habitat natural, composição da floresta e do mar, em suporte de cartão, formato 1mX1m, com recurso à reutilização de caixas de ovos;
6 – Pintura do painel/suporte;
7 – Colagem das várias espécies representadas de acordo com o habitat onde vivem (terra/mar);
8 – Identificação das várias espécies (nome vulgar e nome científico);
9 – Exposição do trabalho “Painel da Biodiversidade” no hall de entrada da escola;
10 – Divulgação do trabalho no Facebook da escola.
Fotos do painel: