Trabalhos 2020-21
Painel Biodiversidade da Minha Terra
Escola EB1/PE da Ribeira Brava (Ribeira Brava)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre a biodiversidade local:
Memória Descritiva:
No presente ano letivo, na EB1/PE/Creche da Ribeira Brava, uma das ofertas educativas da escola foi o Clube da Biogeodiversidade dinamizado com os alunos de 4º ano. Este Clube tem como objetivo a abordagem dos conteúdos relativos à Região, integrados na Área de Estudo do Meio, nomeadamente, a fauna e flora, a génese da ilha da Madeira, as paisagens geológicas, a formação de rochas frequentes na região, propriedades das rochas e a génese dos solos. Desta forma, a abordagem ao tema do painel já estava a ser trabalhada aquando do surgimento da respetiva proposta da ABAE em parceria com a UHU. No decorrer destas “aulas” de Clube da Biogeodiversidade os alunos desenvolveram a metodologia de projeto no qual, após a definição do tema de estudo, a Biogeodiversidade, os alunos organizaram um plano de trabalho com a respetiva calendarização, respeitando diferentes etapas:
1. Definição do tema e do grupo de trabalho (os animais, as plantas, as rochas, o vulcanismo, entre outros);
2. Avaliação diagnóstica sobre o tema (o que já sei sobre este tema/ o que quero descobrir);
3. Pesquisa de informação (os alunos recorreram a manuais, livros, internet e questionários escritos);
4. Tratamento da informação (os alunos selecionaram a informação pertinente a constar na apresentação do trabalho);
5. Preparação da comunicação do projeto (elaboração do painel recorrendo a materiais existentes na escola como cartão, restos de cartolinas, papéis de rascunho e utilizando a técnica do desenho para ilustrar as espécies estudadas e colagens?);
6. Comunicação do projeto (o grupo de trabalho apresentou o projeto à turma e posteriormente expôs à comunidade escolar/escola o painel Biodiversidade da Minha Terra juntamente com os restantes trabalhos realizados pelos diferentes grupos).
7. Avaliação do projeto (no qual os alunos tiveram oportunidade de refletir sobre as dificuldades sentidas na execução do projeto e sobre as aprendizagens feitas e resultados obtidos/finais ).
No decorrer da elaboração deste painel os alunos tiveram oportunidade de desenvolver uma metodologia que lhes permitiu autonomia e construção do seu próprio conhecimento bem como conhecer a biodiversidade da RAM com forte realce para as espécies endémicas. Esta abordagem envolveu a Educação para a Cidadania onde foram abordados o respeito pelo ambiente e consequentemente a preservação das espécies. Neste seguimento foram elaborados slogans que constituíram as mensagens de preservação da Biodiversidade que constam do painel. É de referir a interdisciplinaridade conseguida no decorrer destes trabalhos uma vez que houve uma grande interligação de conteúdos de diferentes áreas do saber e um paralelismo entre as aulas curriculares e atividades de enriquecimento curricular, nomeadamente, Biblioteca, Estudo, Expressão Plástica e Tecnologias de Informação e Comunicação e o projeto Eco-Escolas.
Fotos do painel: