Trabalhos 2020-21
Painel Biodiversidade da Minha Terra
Escola Básica de Palhais (Barreiro)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre a biodiversidade local:
									Memória Descritiva:
									Apresentação do trabalho 
O trabalho foi desenvolvido pelas turmas do pré-escolar (Sala J); 1º F; 2º F, 3º E; 4ºF, da Escola Básica de Palhais, do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, concelho do Barreiro, distrito de Setúbal. As crianças têm idades compreendidas entre os três e os dez anos. 
A escola situa-se na Freguesia de Palhais e nesta região localiza-se Mata da Machada e o sapal do Rio Coina. 
A Mata da Machada estende-se para leste da N10-3, alguns quilómetros a sul do Barreiro. É uma área florestal, composta principalmente por pinheiros-bravos, embora também aqui haja pinheiros-mansos, sobreiros e eucaliptos e onde existe uma grande biodiversidade.  
O sapal do Rio Coina estende-se ao longo de um braço do Rio Tejo que se expande para sul do estuário, entre o Seixal e o Barreiro e é um local de fácil acesso que permite a observação de diversas espécies de seres vivos. Nesta região e possível a observação de diversas espécies das aves: aquáticas, terrestres e passeriformes. 
Investigação sobre o tema 
Foram realizadas pesquisas sobre as diversas espécies da fauna e flora da região, de modo a sensibilizar os alunos para a conservação das mesmas. 
Devido à grande diversidade de aves foi seleccionada a ave terrestre, abelharuco, com base num PowerPoint elaborado por uma aluna.  
A profusão de cores do abelharuco, bastante invulgar entre as aves portuguesas, confere um toque de exotismo à nossa avifauna. 
Enviamos em anexo os resultados da pesquisa realizada sobre a biodiversidade local e especificamente sobre o abelharuco. 
Materiais e técnicas utilizadas 
O painel foi produzido com recurso a colagens de diversos materiais reutilizáveis tais como: sacos de plástico, cápsulas de café, palhinhas, caixas e tubos de cola líquida UHU, esfregão verde, pêlos de vassoura, rolhas de cortiça, aparas de madeira, de lápis de cera e de lápis de cor, recortes de revista, botão (olho), tinta (contorno), cola UHU. 
O suporte utilizado foi cartão com as dimensões 89,8cmx 74cm e papel cavalinho. 
Envolvimento dos alunos 
Todos os alunos mostraram muito interesse e empenho quer nas pesquisas quer na realização dos trabalhos. Foram realizadas, em sala de aula, apresentação de pesquisas com a colaboração das famílias e discussão e debate de ideias sobre a importância e conservação das espécies.                                
Fotos do painel:
					




