Trabalhos 2020-21
Painel Biodiversidade da Minha Terra
Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
Pesquisa sobre a biodiversidade local:
Memória Descritiva:
Começámos por fazer a sensibilização sobre a vida animal e as interrelações entre cadeias alimentares e a vida comunitária, em aulas, com exploração de imagens e debates. Depois sugerimos a realização de trabalhos de pesquisa, a par da lecionação de conteúdos didáticos na disciplina de Ciências naturais, com itens tais como forma do animal, revestimento, modo de locomoção, tipo de reprodução (e comportamentos na época da reprodução), regime alimentar, tipo de dentição (adaptações ao regime alimentar), comportamento alimentar, ambientes de vida, curiosidades. Os alunos do oitavo ano efetuaram uma pesquisa mais aprofundada sobre estas espécies no âmbito do tema “Proteção e conservação da natureza”. De toda a pesquisa efetuada pelos alunos do oitavo ano resultou o resumo que se enviado.
No âmbito do articulado com a comunidade envolvente, pedimos ajuda externa à escola, por técnico especializado na área, Nuno Campos, responsável pelo projeto CUIDA- Fauna e Flora de Lafões, que gentilmente nos forneceu orientações e informação sobre os animais específicos, na região Dão Lafões.
A partir de fotos originais dos animais no ambiente local, e do trabalho que nos propusemos realizar, iniciámos a procura de cores em revistas e jornais para a produção de cada modelo de animal.
Fomos arranjar material cartonado para servir de suporte ao painel e materiais naturais que pudessem representar o ambiente de vida dos animais como fundo do painel.
Fizemos procura e recolha seletiva dos materiais, reutilizando ao máximo, e recorte, moldagem, colagem de modo a fazer sobressair os animais do plano, dando a ideia de profundidade e de corpos a três dimensões.
A escolha das cores teve de obedecer aos critérios do revestimento dos animais.
Fizemos ainda a consulta bibliográfica para elaboração de frases apelativas simples, mas informativas, sobre a promoção e preservação da biodiversidade, para inserir no painel e alargar conhecimento, elaborando posts apelativos e focalizados.
E na etapa final montámos o painel, com todos os elementos que conseguimos e que nos pareceram irem ao encontro do fio condutor deste projeto educativo. Foram utilizadas técnicas de colagem e de manutenção com cola de pistola, laca, cola branca.
Houve todo um trabalho de envolvimento dos alunos, com muita criatividade e empenho, em todas as etapas, e houve a assunção de critérios de seleção dos trabalhos que iriam pertencer ao painel, dadas as suas características e as orientações sobre o projeto. No final, obtivemos vários trabalhos, muito bem conseguidos mas que se sujeitaram a um controle mais assertivo e cuidado, no sentido de haver a melhor correspondência ao desafio proposto, e de apresentação final a concurso de um único painel.
Os resultados espelham criatividade, sentido estético, originalidade, imaginação “fértil”, cuidado, emprenho, dedicação, articulação de saberes e um enorme trabalho cooperativo efetivo e eficaz, pelo que o produto final vale pelo caminho percorrido, pelas capacidades potenciadas e pelas competências adquiridas, desde a psicomotricidade fina, raciocínio, técnicas especificas, e articulação Ambiente, Ciência, Tecnologia, Artes.
De enaltecer, pois é um projeto que permite a TODOS os alunos colaborarem, independentemente do seu sucesso escolar. Pode ainda potenciar outras competências em alunos com diferentes vulnerabilidades, incluindo a autoestima, autoconfiança, trabalho em equipa, espírito colaborativo, interajuda….
Fotos do painel: