Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Águeda ( 1 trabalho )
Escola EB da Trofa (Águeda)
Para a realização do trabalho os alunos começaram por escolher uma imagem adequada e realizar a rua representação gráfica com lápis e caneta de feltro. Os materiais utilizados: Lápis, caneta de feltro, jornais, cola UHU (stick e líquida), tesoura, folha […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alcobaça ( 1 trabalho )
Centro Social Paroquial do Bárrio (Alcobaça)
Este trabalho foi realizado pelas crianças das Salas de 4 e 5 Anos com a ajuda das respetivas Educadoras de Infância e Ajudantes de Ação Educativa. Em primeiro lugar, foi feita uma pesquisa para descobrirmos quais as espécies endémicas portuguesas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Almada ( 1 trabalho )
Colégio O Sossego da Mamã (Almada)
Os alunos começaram por escolher o animal de que mais gostaram e posteriormente iniciou-se a pesquisa sobre o mesmo. De seguida, explicaram oralmente como gostavam de fazer o morcego. Com as ideias apresentadas construiu-se o mesmo em 3 dimensões por […]
Ver a página do trabalho aqui.
Aveiro ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)
A partir de um desenho de um morcego impresso em tamanho A3, os alunos, através da técnica do collage, preencheram o animal com materiais disponíveis na sala de aula: papel jornal, revistas, papel crepe, papel seda, papel de lustro, cartolinas, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Barreiro ( 1 trabalho )
Escola EB1 Nº 6 do Barreiro (Barreiro)
Após a escolha da espécie foi feito com o grupo uma pesquisa sobre as características da mesma. As crianças recolheram na sala materiais de desperdício, como cartão das paletes de leite, sobras de papeis coloridos de trabalhos anteriores e tampas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Beja ( 1 trabalho )
Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)
Sendo um dos grandes objetivos do projeto Eco Escolas Mário Beirão o tentar aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade na comunidade escolar foi consensual o aceitar este desafio e trabalhá-lo de forma transversal em todos os ciclos da Escola. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Benavente ( 2 trabalhos )
Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)
Material: - Folha de papel cavalinho; - Revistas; - Papel de lustro; - Aparas de lápis; - Cola UHU; - Lápis de carvão. Este trabalho, foi realizado em articulação com as disciplinas de “Inovar e Criar” e “Costurar Histórias”, das […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 das Acácias (Benavente)
Uma das crianças desenhou a ave selecionada. Seguidamente, foram selecionados diferentes tipos de papéis, plásticos e outros materiais com diversas propriedades em termos de espessura, textura, transparência e brilho. Os alunos, em pequenos grupos, foram cortando ou rasgando pedaços dos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Calheta (Madeira) ( 1 trabalho )
Escola EB 1/PE de Ladeira e Lamaceiros (Calheta (Madeira))
Memória descritiva Esta ilustração foi fruto do trabalho da sala da Pré B, da EB1/PE e Creche de Ladeira e Lamaceiros. Foi um trabalho de projeto, realizado em duas fases distintas: primeiro foi feita uma pesquisa em contexto de sala […]
Ver a página do trabalho aqui.
Campo Maior ( 1 trabalho )
Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)
A colagem foi realizada com pedras roladas que foram recolhidas pelos alunos na zona envolvente ao habitat onde descobrimos o mocho galego. Vive numa azinheira, num dos seus buracos. Depois recolhemos alguns paus e materiais diversos que vieram para a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Cantanhede ( 1 trabalho )
Escola EB Cantanhede - Sul (Cantanhede)
ENQUADRAMENTO: A presente memória descritiva refere-se ao projeto “Collage de um animal endémico português”. Após a seleção do animal a representar foi escolhida a base. De entre os desenhos realizados pelos alunos do 3º ano os alunos votaram no preferido. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Cascais ( 2 trabalhos )
Escola/JI Fernando Teixeira Lopes (Cascais)
Neste desafio eco escolas, fomos desafiados a fazer uma collage de um animal endémico português. A escolha do animal foi, só por si, um desafio. Não são muitos os animais endémicos portugueses e gostávamos de vários por isso, a escolha […]
Ver a página do trabalho aqui.
Externato Nossa Senhora da Assunção (Cascais)
A professora fotocopiou um desenho de abelha e e nós usando recortes de folhas de revistas e de jornais, colámos nas asas. Depois usei recortes de papel de revista amarelo e preto para as listas. No fundo usámos papel de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Coimbra ( 3 trabalhos )
Colégio Bissaya Barreto (Coimbra)
Os alunos utilizaram serradura, penas, algodão, lá, elementos naturais (paus e ervas) e plásticos da fruta […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 de Sargento Mor (Coimbra)
Escolha do animal endémico - sem dificuldade e em unanimidade Pesquisa de como poderiam desenhar Desenho da borboleta Recolha de vários tipos de papel O rasgar do papel em trabalho de grupo, dividido Colagem Conclusão e avaliação do trabalho […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 Eiras (Coimbra)
2 de maio – Tomada de decisão quanto ao projeto a eleger e decisão sobre os materiais a utilizar. No ATL as crianças da escola decidiram por consenso qual o projeto que iria avançar. 3 a 8 de maio – […]
Ver a página do trabalho aqui.
Évora ( 3 trabalhos )
Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)
Materiais utilizados: Recortes de revistas e panfletos de supermercados; recortes de pacotes de leite escolar (para o dorso do animal); Cola UHU de bastão (para colagem dos papeis); cola UHU de bisnaga para colagem das peças dos pacotes de leite; […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB da Avenida Heróis do Ultramar (Évora)
O desafio foi apresentado e proposto pela coordenadora do programa Eco-Escolas, a docente Rosalina Rocha, integrado nos temas do presente ano letivo, “Biodiversidade – Preservar e Regenerar” – Economia Circular. A atividade foi explicitada aos alunos, recorrendo ao site da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)
O processo de trabalho baseou-se no conhecimento do animal, através da projeção de uma fotografia, tendo-se seguidamente desenvolvido toda a parte prática. O animal foi desenhado e pintado por cada um dos alunos. De entre os projetos foi escolhido um […]
Ver a página do trabalho aqui.
Fafe ( 3 trabalhos )
Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)
Chegando ao consenso da espécie a trabalhar, escolhemos os materiais a utilizar. Inicialmente começamos por fazer um esboço, com lápis de carvão, do lince. Delimitamos com cola quente todo o desenho, criando um efeito mais saliente e com rebordo e, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Cepães (Fafe)
Feita a pesquisa e a seleção do animal endémico a professora fez a projeção e o contorno do peixe numa folha A3 com a ajuda dos alunos. Posteriormente os alunos procederam ao recorte em pedaços de alumínio e ao preenchimento […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Fareja (Fafe)
Após a escolha do animal endémico que foi o priolo de S. Miguel Açores, a professora Titular fez o esboço do trabalho numa folha A3. Após o esboço foram escolhidos os materiais a utilizar. Nos desperdícios da sala foram escolhidos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Felgueiras ( 1 trabalho )
Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)
A escolha do animal endémico - a borboleta Hyphoraia dejeani - foi feita pelos alunos do 1º ciclo que estavam a frequentar a biblioteca da nossa escola juntamente com a educadora responsável pelo desafio UHU/Collage. Consultamos a listagem sugerida dos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ferreira do Zêzere ( 1 trabalho )
Centro Escolar de Areias (Ferreira do Zêzere)
O trabalho foi realizado com colagem de materiais reciclados: um cone de esferovite, que é o corpo, um rolo de papel em cartão para a cabeça e tecido para forrar. Os bigodes foram feitos de fio com fio e o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Figueira da Foz ( 1 trabalho )
Escola Básica Rui Martins (Figueira da Foz)
O trabalho desenvolvido conta com a utilização de vários materiais conseguidos pelos alunos em seio familiar e escolar, e colados em folha de papel A3. Após um dos alunos ter realizado um desenho a lápis dos contornos do animal escolhido, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Fornos de Algodres ( 2 trabalhos )
Escola Básica de Fornos de Algodres (Fornos de Algodres)
-Seleção em grupo do animal -Seleção da imagem -Escolha dos materiais a utilizar […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 de Figueiró da Granja (Fornos de Algodres)
Este trabalho esteve sujeito ao seguinte plano de trabalho: -Pesquisa, na Internet, sobre o conceito de “animal endémico”; -Escolha do “animal endémico”; -Pesquisa acerca da “Ovelha Bordaleira”; -Escolha e seleção dos materiais mais adequados; -Execução do projeto da “Ovelha Bordaleira”. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Funchal ( 4 trabalhos )
Escola EB1/PE de São Martinho (Funchal)
Após a escolha do animal endémico e consulta do regulamento, questionamos ao grupo qual o tipo de material que poderíamos utilizar. Estes optaram pelo jornal dizendo que daria para fazer as penas e, como a ave é em tons de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)
Os alunos iniciaram o trabalho, fazendo uma seleção das cores a serem incluídas na collage. Posteriormente, rasgaram o papel e colaram na folha A3, utilizando cola branca UHU, de modo a preencher o fundo da collage, representando o céu o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)
Desafio UHU - Collage EB1/PE Visconde Cacongo Coordenadora Eco-Escolas: Ana Vieira Pré C O grupo da Pré C foi responsável pela elaboração do trabalho em Collage, representando a ave endémica Freira da Madeira. A escolha da espécie prendeu-se com a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim Escola João de Deus (Madeira) (Funchal)
Para proceder à realização do presente trabalho decidimos utilizar diferentes materiais de desperdício, isto é, aparas de lápis, escamas de peixe, restos de linhas e cravinho. Saliente-se que todos estes materiais foram detalhadamente adicionados a cada parte da ave, isto […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gondomar ( 2 trabalhos )
Escola EB Arroteia (Gondomar)
Foi feita uma pesquisa de alguns animais endémicos do território português que suscitaram o interesse dos alunos, a partir da lista Naturdata. Em debate, apresentaram-se os argumentos para a seleção de um deles. Por votação ficou selecionada a Columba trocaz […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB Pinheiro d'Além (Gondomar)
Materiais utilizados: Recortes de revistas, panfletos de supermercados, cartolinas, fotocópias, furadores, tesouras, papel cavalinho A3, cola UHU baton e cola UHU bisnaga. Procedimento: O trabalho dividiu-se em duas fases: elaboração do fundo (vegetação) e a elaboração do animal (lince ibérico). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Guimarães ( 1 trabalho )
Escola Básica de Infantas (Guimarães)
A salamandra foi primeiro observada in loco e como não sabíamos o seu nome fomos à internet saber e pesquisar. De seguida os alunos do 2º ano decidiram desenhar a salamandra e com a técnica da collage fizeram a sua […]
Ver a página do trabalho aqui.
Leiria ( 2 trabalhos )
Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)
Contexto: Celebração da chegada da Primavera / Apresentação do tema "Seres Vivos" Local: Colégio (salas do 1.º ano) Data: ao longo do mês de maio, nas aulas de Artes Visuais Objetivo do projeto: Desenvolvimento de um projeto Eco-Escolas (maior consciencialização, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim-Escola João de Deus - Leiria (Leiria)
Após a escolha do animal endémico e consulta do regulamento pusemos mãos à obra. Numa folha A3, foram coladas folhas de jornal para dar mais consistência à folha que iria servir de base. Procurámos uma fotografia do Bis-bis que nos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lisboa ( 1 trabalho )
Centro de Educação e Desenvolvimento D.Maria Pia (Lisboa)
1.º fase: estudar diferentes tipos de fauna e as suas características. 2.ºfase: identificar espécies endémicas, bem como as que estão em vias de extinção e as suas causas e consequências – pesquisa em pequenos grupos utilizando diferentes motores de busca […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loulé ( 1 trabalho )
Escola EB1 de Quarteira (Loulé)
Como oferenda para o Dia da Mãe optamos por ver corujas..."Mãe Coruja" e assim realizamos, com o apoio da professora, moldes e começamos a passar para o papel mosgami. Depois cortamos e juntamos as peças com cola para fazermos corujas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loures ( 2 trabalhos )
Escola Básica do Prior Velho (Loures)
Foram utilizados diversos tipos de materiais (papel, cartão, tecido, lãs, serpentinas, etc). O lince foi desenhado numa folha de papel manteiga através de uma imagem real do lince. Os alunos foram divididos em pequenos grupos e fizeram as diferentes colagens […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI de Santo António dos Cavaleiros (Loures)
Materiais utilizados: Cartolina, papel de lustro, caixas de lenços de papel e de cola UHU, papel de lustro, papel celofane, papel crepe, palhinhas, missangas, aguarelas, cola UHU baton e bisnaga. Começamos por escolher o animal endémico, em grande grupo, depois […]
Ver a página do trabalho aqui.
Machico ( 1 trabalho )
Escola EB1/PE com Creche Engº Luís Santos Costa (Machico)
Collage Animal Endémico Português - Freira da Madeira O desafio iniciou-se com a apresentação e explanação do regulamento do referido passatempo, bem como do seu enquadramento e dos principais objetivos que se pretendiam alcançar. A temática cativou, desde logo, os […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mafra ( 1 trabalho )
Escola Básica Santo Estêvão das Galés (Mafra)
Com base no trabalho de pesquisa da fauna aquática, as crianças escolheram esta espécie pelo seu aspeto e o facto de existir na nossa zona. Depois de um momento de chuva de ideias sobre o material a utilizar, selecionou-se aqueles […]
Ver a página do trabalho aqui.
Marinha Grande ( 2 trabalhos )
Escola EB/JI João Beare (Marinha Grande)
Materiais utilizados: Recortes de revistas, jornais, panfletos de supermercados, livros de histórias antigos, cartão de caixa de leite, cola UHU branca. Procedimento: O primeiro passo foi a escolha do animal endémico. Após mostra de algumas imagens de diferentes animais, o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Foi escolhida uma imagem da Freira da Madeira no seu habitar, mais especificamente a sobrevoar o oceano, para a realização do trabalho. Foi explicado qual seria a técnica que iria ser utilizada para este projeto, tendo sido esclarecido que consiste […]
Ver a página do trabalho aqui.
Matosinhos ( 3 trabalhos )
Colégio Efanor (Matosinhos)
Espécie endémica: osga da ilha da Madeira e Porto Santo; Materiais utilizados: revistas, papel crepe e cartolina Técnica: Collage […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)
Participar nos desafios Eco-escolas é já uma tradição na nossa escola e por isso, quando os desafios são lançados pelas coordenadoras do projeto, todas as turmas se preparam e arregaçam as mangas para trabalhar. A nossa professora achou que o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)
Os alunos optaram por realizar um único trabalho, coletivamente. O primeiro passo foi analisar a lista de animais endémicos portugueses e, por unanimidade, foi eleita a abelha. Definiram-se estratégias e fez-se o levantamento dos materiais necessários. Os alunos trouxeram, de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Moura ( 1 trabalho )
Escola Básica de Amareleja (Moura)
Dando cumprimento à regulamentação do projeto: Collage de um animal endémico, a coordenadora do clube Eco-Escolas apresentou o desafio às docentes do Clube Ciência Viva da E.B. Amareleja (CCV), que aderiram de imediato. Foram escolhidas as turmas do pré-escolar para […]
Ver a página do trabalho aqui.
Nazaré ( 1 trabalho )
Centro Escolar de Famalicão (Nazaré)
Descrição das crianças: A Borboleta está a voar num céu de várias cores de azul. Está a chover...! […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oeiras ( 2 trabalhos )
Colégio Monte Flor (Oeiras)
Após uma pesquisa feita em sala de aula sobre os animais endémicos, foi proposto aos alunos do 4º ano, na disciplina de Expressão Plástica, que representassem um animal endémico recorrendo a técnica collage. Cada aluno realizou o trabalho proposto e, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Externato Padre António Vieira (Oeiras)
O trabalho foi realizado por etapas e em pequenos grupos. Vimos o que é a técnica do Collage. Rasgámos folhas (reutilizámos) e fomos aplicando na imagem da borboleta. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Olhão ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Professor Paula Nogueira (Olhão)
Para realizar este trabalho utilizamos diferentes materiais, com texturas diferentes. Nesta colagem, procurámos utilizar, sobretudo, materiais reutilizáveis (papel de revistas) e resíduos biológicos (folhas de diferentes formas), além de pedacinhos de papel de lustro que tinham sobrado de outros trabalhos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oliveira de Azeméis ( 2 trabalhos )
Escola EB Comendador Ângelo Azevedo (Oliveira de Azeméis)
Após a escolha do animal pela turma, a visualização de várias imagens na Internet, foram selecionados os alunos que iriam desenhar a figura para fazer a collage. Após a fase de desenho foram selecionados os materiais para fazer a collage. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância Largo da Feira (Oliveira de Azeméis)
Materiais utilizados: Folha de papel tamanho A3, marcador preto, recortes de revistas, panfletos de supermercados, papel de celofane, cola de stic, cola universal. Começamos com a escolha do animal endémico. Após pesquisa na internet de algumas imagens de diferentes animais, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ovar ( 1 trabalho )
Escola EB Regedoura (Ovar)
Na sala de aula, aos alunos do 2.º ano, foi pedido que nomeassem os animais que é frequente serem avistados perto da escola: o melro, o caracol, a formiga, a rola, o sardão, a pega, a pomba e a poupa. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Paços de Ferreira ( 2 trabalhos )
Escola Básica de Arreigada (Paços de Ferreira)
Após a consulta do regulamento decidiu-se usar papel de revistas já inutilizadas para recortar. Previamente, fez-se um esboço na folha A3 do animal e do cenário envolvente. De seguida, em pequenos grupos, iniciou-se o processo de cortar os bocadinhos de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Seroa (Paços de Ferreira)
Foi feita alguma pesquisa na internet, para descobrir o que são animais endémicos, as aves foram as que causaram maior interesse, sendo o Priolo o animal eleito pelos alunos do Grupo 1 do Centro Escolar de Seroa. Foi escolhida a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Paredes ( 2 trabalhos )
Escola EB Recarei (Paredes)
A salamandra lusitânica, já bem conhecida dos alunos, esteve bem visível em duas exposições realizadas na escola. A primeira, “Traços de Biodiversidade”, decorreu durante a semana do Dia da Floresta Autóctone e a segunda,” Habitats e espécies nativas das Serras […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de Estrebuela (Paredes)
Após a pesquiza sobre as características do morcego da Madeira, foi feito o desenho numa folha A3. Posteriormente o grupo responsável pela pesquisa discutiu os materiais a utilizar. Decidiram-se por restos de pele preta e também pelo sintético, ambos oferecidos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Pombal ( 2 trabalhos )
Centro Escolar de Pombal (Pombal)
Escola: EB de Pombal Coordenador da atividade: Prof. Filipe Pedrosa Esta atividade teve início com uma sessão de sensibilização aos alunos sobre a vontade conhecer a fauna de Pombal. Com o tema do desafio UHU, houve vontade por parte dos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 de Barrocal (Pombal)
Após a escolha do animal a estudar, pelos alunos da turma D-4ºano, foi-lhes lançado o desafio da pesquisa, em pequenos grupos sobre a razão que terá levado a que este inseto faça parte da lista consultada. Como a docente da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponta do Sol ( 2 trabalhos )
Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)
Após a realização de diversas pesquisas sobre a espécie endémica da floresta Laurissilva escolhida, os alunos e a professora visualizaram, no quadro interativo, diversas imagens do bis-bis e escolheram qual a que deveriam tentar reproduzir, usando a técnica da collage […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)
Em primeiro lugar, desenharam o animal na folha A3, na orientação horizontal. Em segundo lugar, escolheram o material a utilizar, tendo sido escolhido: jornais, panfletos publicitários, cápsulas de café, lã, fio dourado e botões. Em terceiro lugar, fizeram a preparação […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponte de Lima ( 1 trabalho )
Escola EBI de Freixo (Ponte de Lima)
Os alunos pesquisaram na net, formas de lobo e cavalos e selecionaram as imagens mais adequadas, para colarem restos de materiais, e imprimiram. Aproveitaram restos de papeis (celofane, crepe, lustro, etc...) de outros trabalhos e amachucaram-nos para dar forma e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Portalegre ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI de Urra (Portalegre)
Em primeiro lugar realizou-se uma pesquisa com os alunos do 4.º ano sobre as espécies existentes na nossa Serra de São Mamede, da qual temos muito orgulho. Os alunos escolheram o lagarto-de-água pelos motivos já indicados anteriormente. As suas cores […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ribeira Brava ( 1 trabalho )
Escola EB1/PE da Serra de Água (Ribeira Brava)
Numa primeira fase foi apresentada aos alunos do 4.º ano em que é que consistia o Desafio "Collage de um animal endémico português". Depois de apresentado o desafio passou-se à análise do regulamento do mesmo, por forma a esclarecer os […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ribeira Grande ( 2 trabalhos )
CATL "Mundo da Criança" – Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (Ribeira Grande)
PROJETO ECO-ESCOLAS 2022/2023 MEMÓRIA DESCRITIVA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Nome do projeto: “Collage de um animal endémico português” Autores: CATL “MUNDO DA CRIANÇA” Email: mundodacrianca@scmrg.pt 2. MEMORIA DESCRITIVA DO PROJETO E COMO FORAM ENVOLVIDAS AS CRIANÇAS Numa primeira fase, foi […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Familiar "Estrela do Mar" - Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (Ribeira Grande)
A espécie tem uma tonalidade totalmente branca mas com algumas nuances pretas. Utilizamos folhas de jornais, onde as crianças tiveram a oportunidade de aplicar a técnica de rasgar. Depois foi feita a colagem desses papeis rasgados na folha A3. Posteriormente […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santana ( 1 trabalho )
Escola EB1/PE/C de Santana (Santana)
No recreio da nossa escola algumas crianças aproximam-se dos adultos com lagartixas na mão, mostrando orgulhosos o animal que conseguiram apanhar. Fomos ao encontro desse interesse e com as crianças pesquisamos e descobrimos aspetos curiosos e pouco conhecidos. Recolhemos uma […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sesimbra ( 3 trabalhos )
Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)
A provocação surgiu por iniciativa da educadora, que de acordo com os interesses do grupo, que propôs o desafio UHU da collage, tendo em conta um projeto já desenvolvido em sala, de recolha de pequenos “lixos”, para a produção de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Sampaio (Sesimbra)
Os alunos assistiram a um documentário alusivo à espécie, de modo a familiarizarem-se com a mesma. Com a ajuda da educadora, procuraram na internet imagens da espécie. Após decisão sobre qual a imagem a utilizar, em conjunto foi discutido que […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Sesimbra (Sesimbra)
O trabalho foi realizado pela turma 2 do Pré- Escolar. Através do recorte e colagem de diversos materiais de desperdicio realizaram o painel da Collage de um Animal Endémico Português. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Setúbal ( 3 trabalhos )
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Desafio 2022/2023 Collage de um Animal Endémico Português Memória Descritiva A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal – é uma escola que se preocupa com o bem-estar das pessoas (comunidade educativa) e das espécies animais […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Bairro Afonso Costa (Setúbal)
Os alunos desenvolveram o trabalho numa folha de papel cavalinho A3. Desenharam a salamandra e planificaram toda a envolvência a desenvolver no fundo do trabalho. Iniciaram a Collage com a colagem de papéis, de modo a preencher a figura principal […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 Nº 6 de Setúbal (Setúbal)
Após a escolha, decidiu-se, em grande grupo, os materiais a utilizar e como fazer. Com a ajuda da professora começou-se por definir os limites do desenho do animal numa folha de papel A3. Uns cortavam pedaços de folhas de jornal […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sintra ( 2 trabalhos )
Escola Básica Dr. António Torrado (Sintra)
Os alunos do 4º ano pesquisaram sobre o animal escolhido. Fizeram atividades relacionadas com a pesquisa. Ouviram um áudio sobre o lince ibérico e realizaram exercícios na área do Português. Escolheram uma ilustração do lince e reproduziram em papel. Escolheram […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Lopas (Sintra)
No desafio UHU, a atividade selecionada pelas turmas do 1.º ano de escolaridade, foi “Collage de um animal endémico português”. O trabalho foi desenvolvido ao longo de várias etapas com o apoio do professor de EVT, contando com a participação […]
Ver a página do trabalho aqui.
Soure ( 1 trabalho )
Escola Básica do Sobral (Soure)
Os alunos pesquisaram os animais endémicos portugueses, visualizando as imagens. Escolheram a borboleta por ser um animal muito colorido e bonito e que seria fácil de ilustar com a técnica de Collage. Cortaram as tiras de papel de revistas e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Vedras ( 3 trabalhos )
Escola EB Carlos Bernardes (Torres Vedras)
Após a escolha do Lince Ibérico, as crianças foram desafiadas a desenhar o animal escolhido, tendo como base, imagens retiradas da internet. Foi-lhes dado a conhecer a técnica a utilizar, Collage, através de imagens de artistas plásticos que utilizam técnicas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)
O primeiro passo foi a escolha do animal endémico. Após a pesquisa, os 24 alunos chegaram a um acordo e elegeram o ruivaco. De seguida, procedeu-se à recolha dos materiais a utilizar. Começaram a trabalhar e, com a ajuda da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim Escola João de Deus (Torres Vedras)
Os alunos começaram por rasgar, de revistas velhas, bocados de papel onde a cor azul e verde prevalecesse, para representar o fundo do rio. De seguida fez-se a colagem, em A3, desses bocados de papel rasgado preenchendo todo o espaço. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Franca de Xira ( 1 trabalho )
Escola Básica da Malva Rosa (Vila Franca de Xira)
Material: - Cola líquida UHU - Lápis de carvão - Papel de parede - tesoura - Papel cavalinho Este trabalho foi feito em grupos de 2/3 alunos tendo eles escolhido o animal endémico que queriam pesquisar. Além da pesquisa de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Famalicão ( 4 trabalhos )
Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)
Após a pesquisa, os alunos imprimiram uma imagem do lagarto de água em cima de um troco. Lagarto, material: folhas de revistas e cola Recortaram o lagarto da folha imprimida e decalcaram numa folha A4, reutilizada. Procuraram em revistas as […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Boca do Monte (Vila Nova de Famalicão)
Os alunos do 4. ano realizaram um trabalho em grupo de pesquisa acerca de todos os animais presentes na lista fornecida pela ABAE, concluindo a mesma com a apresentação de um Power Point, vídeo, projeto em Scratch, ... Depois cada […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Oliveira S. Mateus (Vila Nova de Famalicão)
Materiais utilizados: Recortes de revistas, jornais, panfletos de publicidade recolhidos em hipermercados, cartão de caixa de leite, cola UHU. Procedimentos: Primeiro passo: observação direta no meio escolar e residencial dos alunos de uma “Poupa”; Segundo passo: pesquisa em grande grupo, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de Seide S. Miguel (Vila Nova de Famalicão)
A imagem da borboleta castanha dos Açores foi impressa e serviu de base para a collage. Os materiais que se utilizaram na collage foram elementos da natureza que temos na Área das Experiências e que são regularmente recolhidos no parque […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Gaia ( 4 trabalhos )
Escola Básica /JI de Meiral (Vila Nova de Gaia)
Foi realizada uma pesquisa de alguns animais endémicos em: https://naturdata.com/especies-endemicas-de-portugal/ Depois da pesquisa, os alunos puderam trabalhar as características de alguns animais - revestimento, habitat, regime alimentar e locomoção. De seguida os alunos puderam escolher alguns animais endémicos para fazer […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)
Este desafio iniciou – se através do diálogo com os alunos, do 3º ano, turma T11, da Escola Básica de Chouselas, sobre o que era um animal endémico e se haveria algum próximo de nós. Posteriormente, os alunos fizeram uma […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI da Lagarteira (Vila Nova de Gaia)
A collage do tritão foi elaborada numa folha de papel banco, colada num cartão (reutilização de embalagem). Os diferentes materiais usados para preencher o corpo foram sementes de ervilha e areia pintada de vermelho (com corante alimentar). Para o fundo, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Externato Nossa Senhora de Fátima (Vila Nova de Gaia)
Utilizaram-se diversos materiais para representar os animais em questão. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Viseu ( 1 trabalho )
Colégio da Imaculada Conceição (Viseu)
Os alunos do quarto ano foram agrupados em grupos de dois elementos e fizeram uma pesquisa sobre animais endémicos. Descobriram muitas espécies que nem conheciam. Depois da pesquisa passaram à fase de escolha de materiais a utilizar, tendo sido recomendado […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alcácer do Sal ( 1 trabalho )
Escola Básica Pedro Nunes (Alcácer do Sal)
Após selecionado o animal, havia necessidade de saber mais sobre a técnica de Collage (técnica que consiste em combinar diferentes elementos externos sobre um suporte) para isso foram mostradas várias imagens / fotografias de trabalhos elaborados com esta técnica. De […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alfandega da Fé ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3/S de Alfândega da Fé (Alfandega da Fé)
INTERVENIENTES: Escola EB 2,3/S de Alfândega da Fé. Alunos das turmas A e B do 6º ano: 20 alunos com idades de 11 a 12 anos e 5 alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem. Coordenação deste Projeto: docente coordenador […]
Ver a página do trabalho aqui.
Almada ( 1 trabalho )
Escola Básica Elias Garcia (Almada)
O processo da colagem foi mais complicado do que a escolha do animal porque eu não sabia que tipo de material queria utilizar, se seriam aparas de lápis, materiais para reciclar, papel de revistas, elementos naturais (folhas e flores) ou […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alvito ( 1 trabalho )
Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)
O presente desafio/projeto foi realizado no âmbito do programa Eco-Escolas. O mesmo foi dinamizado no âmbito da disciplina de AVD’s (Atividades de Vida Diária) sob a orientação e supervisão da Terapeuta Ocupacional do Agrupamento de Escolas de Alvito. O grupo […]
Ver a página do trabalho aqui.
Amadora ( 2 trabalhos )
Escola Básica 2,3 Almeida Garrett (Amadora)
No âmbito do Programa Eco Escolas foi feita a sugestão pela professora de Ciências Naturais, Lucilia Carneiro, de os alunos da turma B do 5.º ano de participarem no desafio Collage de um animal endémico português. Os alunos desenvolveram o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)
No âmbito da disciplina de educação visual, foi lançado o “Desafio UHU - Collage”, a uma turma do 6ºano, turma A. Foi selecionado o trabalho relativo ao priolo que é uma ave endémica de Portugal Insular. O Priolo é um […]
Ver a página do trabalho aqui.
Amarante ( 1 trabalho )
Colégio de São Gonçalo de Amarante - Escola Católica (Amarante)
Na Atividade de Apoio/Enriquecimento Curricular de Oficina de Projetos foi desenvolvido o projeto “Desafio UHU”. O desafio UHU surgiu de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade […]
Ver a página do trabalho aqui.
Anadia ( 1 trabalho )
Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)
Número de alunos envolvidos – 20 Idades – entre os 13 e 14 anos Materiais – papéis diversos, principalmente, revistas. Atividade desenvolvida na aula de Artes das turmas do 9º ano. O trabalho iniciou-se com a pesquisa de animais endémicos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ansião ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)
No que concerne à proposta de trabalho do Eco-Escolas/ UHU: Collage de um animal endémico português, foi lançado o desafio aos alunos do 5ºE, da Escola Básica nº2 de Avelar- Agrupamento de Escolas de Ansião. O projeto foi desenvolvido e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arganil ( 1 trabalho )
Escola Básica 2,3 de Arganil (Arganil)
O desafio foi lançado às turmas do 8º ano de escolaridade, idades compreendidas entre 12 - 13 anos. Foi realizada uma pesquisa sobre as diferentes espécies endémicas, como o lagarto da água, Pombo-da-madeira, Freira-da-madeira, Osga-das-selvagens, Ruivaco, Boga-portuguesa, Borboleta, Escaravelho, Aranha, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arouca ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 de Arouca (Arouca)
Memória descritiva Trabalho UHU Morcego – animal endógeno Eu escolhi o morcego para este trabalho, porque eu acho eles são muito fofos e bonitos. É interessante a maneira como eles vivem em locais isolados e em cavernas escuras e frias. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Arouca (Arouca)
A atividade foi desenvolvida na turma 8ºE no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, e Educação Visual. Os alunos foram sensibilizados para a temática, identificando e selecionando os seguintes animais do território Arouca Geoparque: - Lobo-ibérico; - Esquilo; - […]
Ver a página do trabalho aqui.
Aveiro ( 2 trabalhos )
Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)
1 - Apresentação das noções de: biodiversidade; ecossistema; ecossistemas nacionais e sua preservação; espécie endémica. 2 - Apresentação da lista Naturdata de espécies endémicas de Portugal. 3 - Seleção da espécie endémica de Portugal a representar. 4 - Pesquisa de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 S. Bernardo (Aveiro)
Com este trabalho, pretendia-se: - Desenvolver a nossa criatividade; - Apreciar as qualidades dos materiais; - Selecionar os materiais de acordo com as suas características e o que se pretendia representar; - Reutilizar materiais, tendo em atenção a sustentabilidade ambiental; […]
Ver a página do trabalho aqui.
Baião ( 1 trabalho )
Escola Básica de Eiriz - Baião (Baião)
Logo após a escolha a escolha do animal endémico, tivemos que pôr em prática a divisão de tarefas, decidindo o que cada um de nós teria de fazer, desde a pesquisa sobre o animal escolhido e o seu habitat, materiais […]
Ver a página do trabalho aqui.
Barreiro ( 2 trabalhos )
Escola Básica da Quinta Nova da Telha (Barreiro)
A aluna começou por realizar um trabalho de pesquisa acerca deste animal. Nome comum: Morcego-dos-Açores Nome científico: Nyctalus azoreum Este morcego é o único animal mamífero endémico do Arquipélago dos Açores. O seu corpo está revestido por uma pelagem muito […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)
Na sala foram pesquisar borboletas e descobriram que existem várias borboletas endémicas em Portugal e também descobriram “O Tagis” - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal é uma associação sem fins lucrativos especialmente dedicada à investigação científica, divulgação do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Braga ( 2 trabalhos )
Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (Braga)
A professora de Ciências Naturais, propôs aos alunos do sexto ano das turmas A e B, a participação no desafio UHU - “Animais Endémicos de Portugal”. Esta atividade foi trabalhada em articulação entre a disciplina de CN e o programa […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Braga Oeste (Braga)
No âmbito do Programa Eco Escolas a professora de Educação Visual (EV) e de Educação Tecnológico (ET), desafiou-nos a participar no concurso. A professora de Ciências Naturais deu uma aula muito interessante sobre os Animais Endémicos Portugueses, o que também […]
Ver a página do trabalho aqui.
Caldas da Rainha ( 1 trabalho )
Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)
Começámos por reutilizar o cartão de uma capa de um bloco de papel com base. Desenhámos os contornos do mocho. Reutilizámos diversos resíduos para ilustrar o nosso mocho, recortando-os na forma pretendida e colando-os: - cartão de um caixa para […]
Ver a página do trabalho aqui.
Câmara de Lobos ( 1 trabalho )
Escola EB 123/PE do Curral das Freiras (Câmara de Lobos)
Na disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica, os alunos do 5º e 6º ano de escolaridade, abordaram o tema Biodiversidade. Com base na informação constante na página do desafio “Collage de um animal endémico português” e após consulta da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Coimbra ( 1 trabalho )
Colégio Bissaya Barreto (Coimbra)
Para a realização deste trabalho, as alunas pesquisaram bastantes características do animal escolhido, tendo descoberto também o seu nome científico. NOME COMUM: Coelho Bravo NOME CIENTÍFICO: Oryctolagus cuniculus CARACTERÍSTICAS: Espécie nativa da Península Ibérica. Vive em áreas urbanas e costeiras. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Covilhã ( 1 trabalho )
Escola Secundária Campos Melo (Covilhã)
Pyrrula murina, • Material: Papel de revistas antigas, livros antigos, papel de encomendas, saco de pão, bicos de lápis, fio de presente de Natal, cápsulas de café, casca de árvore, cola em stick UHU. • A técnica utilizada: Colagens de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Entroncamento ( 1 trabalho )
Escola Profissional Gustave Eiffel (Entroncamento)
Após observação e pesquisa das proporções e caraterísticas da espécie endémica em estudo; águia-imperial-ibérica, a ideia partiu de pequenos esboços que permitiram o melhor enquadramento no suporte de formato A3 a utilizar. Depois, recorrendo a desperdícios de fios elétricos, que […]
Ver a página do trabalho aqui.
Estarreja ( 3 trabalhos )
Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)
Fizemos diversas pesquisas sobre o nosso animal, selecionamos uma imagem disponível na internet, editamos a imagem para um formato A3, fotocopiamos a imagem uma marca de água. No papel delineamos com lápis de grafite a imagem para definir as linhas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 de Pardilhó (Estarreja)
O trabalho foi realizado individualmente, tendo cada aluno pesquisado e selecionado a Ave que suscitava maior interesse para o desenvolvimento do trabalho. Todas as aves foram objeto de partilha, de reflexão em sala de aula, abrindo caminho à preocupação e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)
No âmbito da disciplina de Educação Visual, foi lançado aos alunos do 9º ano, o desafio de ilustrar um animal endémico português, utilizando a técnica de collage. Todos os alunos participaram com interesse e empenho, mas apenas alguns deram por concluídos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Évora ( 1 trabalho )
Escola Básica André de Resende (Évora)
O trabalho apresentado foi realizado pela turma do 7.º G da Escola Básica André de Resende, em Évora, que aceitou o desafio: “Collage de um animal endémico português”. Os alunos pesquisaram animais endémicos portugueses, escolheram alguns que foram posteriormente votados […]
Ver a página do trabalho aqui.
Fafe ( 1 trabalho )
Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)
Após debater sobre os materiais a utilizar, foi consensual a seleção de materiais recicláveis em comparação com uma pintura realista em aguarela. Inicialmente, fizemos um esboço com lápis de carvão do lince. Posto isto, dividimos o esboço em duas partes […]
Ver a página do trabalho aqui.
Felgueiras ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)
O trabalho foi proposto pela professora Carla Teixeira, na disciplina de Ciências Naturais, na turma do 5ºA da Escola E.B. 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa, no âmbito do Projeto Eco-Escolas. O objetivo do trabalho foi fazer a collage […]
Ver a página do trabalho aqui.
Figueira da Foz ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)
Foi proposto a um grupo de alunos que frequentam a turma do 8.ºD, na disciplina de Educação Tecnológica, a participação no desafio lançado pela UHU: “Collage de um Animal Endémico” Estiveram envolvidos no desafio dez alunos. A atividade iniciou-se com […]
Ver a página do trabalho aqui.
Figueiró dos Vinhos ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)
Este trabalho foi realizado, na disciplina de EducaçãoVisula e Educação Tecnológica por quatro alunos do 6ºano, a Diana Dias e o Duarte Catrau da turma A, a Liliana Costa e a Zhian Zhu da Turma B, orientados pelo professor António […]
Ver a página do trabalho aqui.
Funchal ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)
O presente desafio/projeto foi realizado no âmbito do programa Eco-Escolas. O mesmo foi dinamizado no âmbito da disciplina de Educação Visual, sob a orientação dos professores. O grupo de 25 alunos que participou pertence ao 6ºAno, turma 5. Depois da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gavião ( 1 trabalho )
Escola Básica de Gavião (Gavião)
Os alunos do 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas de Gavião inscritos no Clube Ciência Viva na Escola visitaram o site do Programa Eco-Escolas e ficaram a conhecer os desafios em que podiam participar. Através de uma votação, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gondomar ( 1 trabalho )
Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Gondomar)
Na turma A do 8º ano, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a professora e Diretora de Turma, abordou o tema “Biodiversidade”, onde foi analisada a lista Naturdata de espécies endémicas de Portugal e de espécies endémicas da Península Ibérica […]
Ver a página do trabalho aqui.
Leiria ( 1 trabalho )
Colégio Dr. Luís Pereira da Costa (Leiria)
Numa fase inicial, começou-se por fazer uma seleção de espécies endémicas de Portugal, através da lista disponibilizada pelo Eco-escolas. Dessa seleção, elegeu-se a Borboleta - Hipparchia azorina. Escolhida a espécie, iniciou-se o processo de análise e representação da espécie, através […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lisboa ( 3 trabalhos )
Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)
A turma com base nas fotografias que tiraram na praia às carochas, pesquisaram o nome científico e se era endémico português. Desenharam a carocha com o carvão vegetal que apanharam na praia. Depois começaram a colar os vários materiais poluentes, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundaria C/ 3º Ciclo EB de Pedro Nunes (Lisboa)
Após a apresentação do projeto, as alunas fizeram uma pesquisa sobre o peixe escolhido. Foi encontrado um artigo científico sobre o mesmo: "Threatened fishes of the world: Achondrostoma occidentale. Robalo, Almada, Sousa-Santos, Moreira & Doadrio. 2005 (Cyprinidae)".Joana I. Robalo & […]
Ver a página do trabalho aqui.
Externato da Luz (Lisboa)
Depois de sensibilizadas as 3 turmas do 7º e as 3 turmas do 8º anos para a técnica da colagem, como deve ser realizada, técnicas e materiais, foi apresentada a atividade do Eco-escolas "Collage de um animal endémico português". A […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loulé ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)
Fez-se uma análise do regulamento e pesquisamos na internet espécies endémicas de Portugal. Após verificarmos todas as espécies, optamos pelo Priolo dos Açores por ser "uma espécie rara", consideramos que pouco sabemos desta espécie e como tal foi uma oportunidade […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loures ( 3 trabalhos )
Escola Básica Maria Keil (Loures)
O trabalho foi realizado, no âmbito do projeto Eco-Escolas pelos alunos que frequentam o Clube das Artes do 2º Ciclo do Agrupamento de Escolas Maria Keil, em Loures, para o concurso Desafio 2022/2023 Collage de um animal endémico português. Como […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)
"Eu tentei fazer apenas a face do lobo, como esboço, que depois dividi-o ao meio. No lado esquerdo, eu utilizei papel crepe verde, papéis de post-its coloridos antigos e cola. Neste lado tentei transmitir uma imagem verde, de natureza e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 João Villaret (Loures)
O desafio foi proposto aos alunos do 8ºC na aula de ciências Naturais, autonomamente todos os alunos pesquisaram e selecionaram a espécie nativa que iriam representar com recurso à técnica de colagem. Na execução dos trabalhos foram utilizados materiais diversos. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lousã ( 1 trabalho )
Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)
Começamos por pesquisar as espécies endémicas de Portugal, e optamos por escolher a aparentemente a mais “repulsiva”, aquela que fugiríamos se a encontrássemos, não tendo assim a oportunidade de apreciar a sua beleza! Ampliámos uma foto e após a análise […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mação ( 1 trabalho )
Escola EB2,3/S de Mação (Mação)
Na disciplina de Educação Tecnológica, inicialmente, os alunos fizeram alguns esboços, a partir de imagens retiradas da Internet, após a escolha do mais delineado foram tiradas fotocópias para realizarem o estudo da cor, que serviu de base para a elaboração […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mafra ( 2 trabalhos )
Escola Básica e Secundária António Bento Franco (Ericeira) (Mafra)
A aluna realizou o seu trabalho aplicando as técnicas da colagem e da pintura a lápis de cor. Escolheu a flor (Arméria da Madeira ) porque gostou muito das cores da mesma. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena (Mafra)
o Fotografias tiradas durante o processo de elaboração da ilustração: Esboço: Aplicação da técnica collage para fazer o priolo; Resultado final: […]
Ver a página do trabalho aqui.
Marco de Canaveses ( 3 trabalhos )
Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)
Com a ajuda do professor de Educação Visual, os alunos selecionaram uma imagem do Lince Ibérico, que posteriormente foi ampliada e usada como referência para fazerem o desenho de figura/fundo numa folha de papel de cavalinho A3. De seguida, e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)
Foi realizada uma pesquisa sobre borboletas. Em seguida elaborou um esquema da borboleta em papel. Com recortes de papel de cores variadas procedeu-se à colagem sobre os esquema até obter a forma desejada da borboleta. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Alpendorada (Marco de Canaveses)
No âmbito do clube de artes, em parceria com o eco-escolas, os alunos foram desafiados a criar um animal endémico utilizando a técnica da colagem. Após a apresentação de várias propostas, selecionamos o trabalho realizado pela Marta Soares, nº14 do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Marvão ( 1 trabalho )
Escola Básica de Ammaia (Marvão)
Comecei por desenhar a borboleta em cima de uma folha de cartão, fiz a borboleta colando revistas e depois dei um destaque com cores. Posteriormente, fiz o fundo com papel roxo e pintei à volta de preto. Por fim, fiz […]
Ver a página do trabalho aqui.
Matosinhos ( 3 trabalhos )
Escola Básica de Custóias (Matosinhos)
A colagem da abelha da espécie Halictus Frontalis, inseto originário do Arquipélago da Madeira foi desenvolvida no âmbito da atividade de Educação Visual “Tempo de Primavera” integrando um projeto Eco Escolas desafio 2022/2023 UHU “collage” de um animal endémico português. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Perafita (Matosinhos)
A professora de Educação Visual sugeriu a realização deste trabalho, quando lecionou a técnica da colagem. Explicou que ele se enquadrava no âmbito de uma atividade da Eco-Escolas, chamada “Desafio UHU”. Consultámos o site do projeto e decidimos participar. Para […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Maria Manuela de Sá (Matosinhos)
Este trabalho foi desenvolvido nas turmas do 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD e 6º E, na disciplina de Educação Visual, da professora Susana Torres. "Os trabalhos foram realizados recorrendo à técnica de ampliação pela quadrícula. Depois de selecionar o animal endémico […]
Ver a página do trabalho aqui.
Miranda do Corvo ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária José Falcão (Miranda do Corvo)
- Espécie Endémica Portuguesa – Em contexto de turma fizemos diversas pesquisas sobre maior parte dos animais endémicos presentes na nossa vasta fauna e aquele que melhor se encaixou na ideia de trabalho foi a borboleta Papilio machaon ou como […]
Ver a página do trabalho aqui.
Moita ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 José Afonso (Moita)
Começaram por selecionar as espécies, desenharam os mesmos. Depois de lecionar o conteúdo das escalas de redução e ampliação, ampliaram o seu desenho com o método da quadrícula para formato A3 . Fizeram estudos de cor Passaram o desenho para […]
Ver a página do trabalho aqui.
Montijo ( 1 trabalho )
Escola Básica 2,3 de Pegões (Montijo)
No Clube Eco-Escolas foi lançado, aos alunos, o desafio de realizar um trabalho sobre as espécies endémicas de Portugal. Desta forma, introduziu-se o tema perguntando aos alunos “O que é uma espécie endémica?”. Foi realizada uma pesquisa sobre algumas espécies […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mortágua ( 1 trabalho )
Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais (Mortágua)
No âmbito do tema “Collage de um animal endémico português”, o programa Eco-escolas, em colaboração com a Empresa UHU, propôs a criação de ilustrações utilizando a técnica de collage. A disciplina de EV respondeu a este desafio e durante parte […]
Ver a página do trabalho aqui.
Odivelas ( 4 trabalhos )
Escola Básica António Gedeão (Odivelas)
Escola Básica António Gedeão Professora de Ciências Naturais - Cláudia Florêncio Turma do 8.º C *** *** MEMÓRIA DESCRITIVA *** *** ***Surgimento da ideia *** A escolha do Pombo-da-Madeira (Columba trocaz) foi uma escolha fácil, pois o meu avô era […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica D. Dinis (Odivelas)
O trabalho iniciou-se com a seleção de uma imagem inspiradora do animal e de material a reutilizar visando uma representação do mesmo. Foram usadas aparas, eva, recortes de revistas, restos de cartolina. O objetivo do trabalho revestiu a simplicidade de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica dos Castanheiros (Odivelas)
Depois de uma introdução nas aulas de Ciências Naturais sobre as espécies endémicas de Portugal, a sua importância, como cuidar e preservar, em Educação Visual e Oficina de Comunicação e Expressão os alunos realizaram esboços em papel de alguns animais. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças (Odivelas)
O projeto Collage de um animal endémico Português foi desenvolvido em 4 turmas do 8ºano, num trabalho interdisciplinar. Depois de uma introdução nas aulas de Ciências Naturais sobre as espécies endémicas de Portugal, a sua importância, como cuidar e preservar, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oliveira do Hospital ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Oliveira do Hospital (Oliveira do Hospital)
Antes de ser feita a construção da ovelha os alunos fizeram uma pesquisa, na Internet, sobre as características morfológicas do animal. Depois, utilizaram lápis de carvão da Faber Castell distribuídas pela docente, para fazer o esboço do animal numa folha […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ourém ( 2 trabalhos )
Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)
Este trabalho foi realizado com materiais diversificados incidindo especialmente sobre recortes de jornais e revistas, restos de tecidos e restos de lã. A turma envolvida na realização deste projeto foi o 10º B, turma do ensino regular do curso científico […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão (Ourém)
Os intervenientes são os alunos inscritos no Clube de Artes e Clube Eco-Escolas do 2.º e 3.º ciclo e professores dinamizadores destes clubes. Após pesquisa de imagens sobre o lobo-ibérico, desenhou-se a estrutura do lobo a grafite, posteriormente foi feita […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ourique ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3/S de Ourique (Ourique)
O presente desafio/projeto foi realizado no âmbito do programa Eco-Escolas, dinamizado no âmbito da disciplina de Educação Visual, sob a orientação e supervisão da professora de EVT do 2º ciclo, do Agrupamento de Escolas de Ourique. A turma que participou […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ovar ( 2 trabalhos )
Escola Básica António Dias Simões (Ovar)
Lançado o desafio à turma do 5ºC, “Collage de um animal endémico português” e no âmbito dos domínios de articulação curricular, iniciou-se o projeto com um pequeno trabalho de investigação sobre o tema. Da observação de vários trabalhos, à demonstração […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Ovar)
No âmbito do Programa Eco-Escolas, os docentes do 3º ciclo de Educação Visual desafiaram todos os seus alunos ( 8º, 9º) da escola Secundária José Macedo Fragateiro a participar no desafio ”Collage de um Animal Endémico Português”. Após a consulta […]
Ver a página do trabalho aqui.
Paços de Ferreira ( 1 trabalho )
Escola Básica de Frazão (Paços de Ferreira)
Os alunos selecionaram uma imagem do Lince-ibérico e em seguida desenharam-no numa folha A3. Utilizaram revistas e jornais para obter pedaços de papel e através de colagens com UHU deram forma ao Lince-ibérico. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Paredes ( 1 trabalho )
Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)
Este projeto foi coordenado pela professora de Educação Visual e Educação Artística, Anabela Gonçalves, e contou com a colaboração da professora de Ciências Naturais, Marta Vergueiro. Ambas leccionam na Escola Básica e Secundária de Rebordosa, do Agrupamento de Escolas de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Penafiel ( 1 trabalho )
Escola Básica de Penafiel Sul (Penafiel)
Intervenientes: alunos da turma C do 7.º ano de escolaridade Coordenação deste Projeto: Docente de Educação Visual do 7.º ano, em colaboração com a professora de Ciências Naturais. Docentes do Programa Eco-Escolas. Metodologia/Envolvimento dos alunos: Após a pesquisa, articulação de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Peso da Régua ( 1 trabalho )
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia (Peso da Régua)
A atividade foi apresentada aos alunos recorrendo à informação disponível na página do programa Eco-escolas. os alunos pesquisaram várias espécies endémicas no nosso país e forma elaboradas colagens de vários animais, nomeadamente o Lince Ibérico, Priolo, Gineta, Abutre Preto, Salamandra […]
Ver a página do trabalho aqui.
Pombal ( 1 trabalho )
Colégio João de Barros (Pombal)
Comecei por preencher a folha A3 com a colagem de pedaços de jornais. De seguida, Desenhei a forma do pombo em papel e colei sobre o fundo. Por último, representei o pombo usando a técnica de colagem. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponte de Lima ( 1 trabalho )
Escola Sec. de Ponte de Lima (Ponte de Lima)
Ao longo de algumas aulas de Educação Visual, o nosso grupo (9.ºB) foi desenvolvendo um trabalho que abordou a temática dos animais endémicos portugueses. Na execução do trabalho, com o método de Collage, decidimos pela utilização de pequenos círculos (em […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponte de Sor ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)
Os alunos de 5º ano na disciplina de Educação Visual foram incentivados a realizar o desafio que a ABAE | Programa Eco-Escolas e a UHU lançaram: realizaram uma pesquisa sobre as diferentes espécies endémicas e o lince-ibérico foi o selecionado, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Porto ( 3 trabalhos )
Colégio de Nossa Senhora da Esperança (Porto)
Fizemos uma pesquisa na internet sobre o animal escolhido, selecionamos a melhor imagens para inspiração do trabalho. com melhor ângulo e prespetiva. Começamos a desenhar com lápis de grafite e com recortes de folhas de jornal e revistas. A colagens, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (Porto)
Identificação Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas - Porto Escola B e Sec Rodrigues de Freitas Trabalho realizado por: Alunos do 6ºC (Francisco e Filipa) Espécie: Achondrostoma oligolepis Ruivaca e Ruivaco ( espécie de Robalo) Zona de Incidência: Água doce […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)
TEXTO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DA TURMA Na aula de Educação Tecnológica, após a pesquisa no computador, sobre a técnica e o animal selecionado, a professora pediu que, numa folha de papel A3, os alunos fizessem o esboço da salamandra. Podiam […]
Ver a página do trabalho aqui.
Póvoa de Varzim ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Campo Aberto, Beiriz (Póvoa de Varzim)
O trabalho foi desenvolvido em contexto de sala de aula de Educação Visual, 5.º ano de escolaridade. A pesquisa foi realizada em livros da biblioteca escolar, materiais disponibilizados pelo Desafio UHU e com recurso à internet. Os alunos demonstraram empenho, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Maria da Feira ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)
Com este trabalho, pretendia-se: - Desenvolver a nossa criatividade; - Apreciar as qualidades dos materiais; - Selecionar os materiais de acordo com as suas características e o que se pretendia representar; - Reutilizar materiais, tendo em atenção a sustentabilidade ambiental; […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santarém ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Alcanede (Santarém)
No âmbito do Projeto Eco- Escola, em parceria com a UHU foi-nos proposto participar no desafio: Collage de um animal endémico português, com trabalhos com o objetivo de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade animal nacional. Para iniciar o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santo Tirso ( 1 trabalho )
Escola Básica de Vila das Aves (Santo Tirso)
Após a escolha da imagem a trabalhar, verificou-se os materiais que podiam ser utilizados na técnica de collage. O trabalho teve início com 2 alunas do 9.º B que selecionaram, para representar a forma, rolhas de cortiça e restos de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sesimbra ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Michel Giacometti (Sesimbra)
Depois de consultar a lista das espécies endémicas de Portugal e da Península Ibérica, selecionámos algumas espécies e fez-se a impressão das respetivas fotografia que foram facultadas aos alunos. Este desafio, desafio UHU, foi realizado numa mostra de projetos escolares […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sintra ( 3 trabalhos )
Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)
A professora de Educação Visual (Benedita Loureiro), no início do mês de março, apresentou aos seus alunos de 5º ano (turma B,C e E) o concurso: “Collage de um animal endémico português”. No decorrer dessa aula os alunos dialogaram sobre […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 D. Pedro IV (Sintra)
Memória Descritiva do trabalho de colagem sobre a Borboleta Escola: EB D. Pedro IV Ano de Escolaridade: 5º ano Turma: F Disciplinas: ET Professora Responsável: Teresa Saturnini O trabalho foi realizado na aula de Educação Tecnológica, em grupos de dois […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Ferreira Dias (Sintra)
Esta atividade decorreu nos meses de abril e maio. Contou com a colaboração de 2 professores de Educação Especial: Paulo Borges e César Santos e os alunos acima referidos. 1º fase: seleção dos materiais a serem utilizados; 2º fase: utilização […]
Ver a página do trabalho aqui.
Valongo ( 1 trabalho )
Externato Santa Joana (Valongo)
Memória descritiva do trabalho. R: 1º Passo: Desenhar a espécie(gato) numa folha A3. 2º Passo: Passar a caneta preta o desenho da espécie. 3ºPasso: Recortar pedaços de revistas. 4º Passo: No desenho do gato começar a colar os pedaços das […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila do Porto ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3/S de Santa Maria (Vila do Porto)
Materiais utilizados: Recortes de revistas, jorneia e panfletos de supermercados; Cola UHU de bastão (para colagem dos papeis) e cola branca; folha de papel A3. Procedimento: O primeiro passo foi a escolha do animal endémico (estrelinha da ilha de Santa […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Franca de Xira ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes (Vila Franca de Xira)
O desafio foi lançado à turma do 5ºC na disciplina de EVT. Em 1º lugar, a informação referente aos animais endémicos foi abordado em aula, através do site Naturdata, onde os alunos ficaram a conhecer os animais que poderiam escolher […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova da Barquinha ( 1 trabalho )
Escola D. Maria II de Vila Nova da Barquinha (Vila Nova da Barquinha)
Depois de os grupos serem sensibilizadas para a técnica de Collage, como deve de ser realizada, a técnica correta, os materiais disponíveis e os animais endémicos portugueses, foram então explicadas os objetivos principais desta atividade. Os trabalhos foram realizados em […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Famalicão ( 3 trabalhos )
ATC - Associação Teatro Construção (Vila Nova de Famalicão)
O trabalho foi realizado em pequenos grupos escolhendo cada um uma diferente espécie endémica. As crianças desenharam, prepararam o material (todo reutilizado) e aplicaram a técnica de collage para o finalizar. O trabalho ficou excelente! […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão)
Elaborou-se uma DAC com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual de forma a desenvolver este trabalho. Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento os alunos assistiram inicialmente a uma explicação sobre o que é o "Collage" e foram […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)
Os alunos na disciplina de ciências estudaram as características do Barqueiro, tendo depois em articulação com a disciplina de Educação Tecnológica realizado a técnica de collage para representar as características do mesmo. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Gaia ( 4 trabalhos )
Academia de Música de Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia)
Este trabalho começou com a seleção de um animal endémico. Depois de um brainstorming escolheu-se a ave guarda-rios e, para tal, utilizou-se uma imagem do portefólio físico da escola, sendo o papel vegetal o meio de transição para o desenho […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Dr. Costa Matos (Vila Nova de Gaia)
O trabalho apresentado foi proposto (e acompanhado) pelas professoras coordenadoras do projeto Eco-escolas às professoras que dinamizam as Oficinas do Saber e aos alunos que as frequentam. Foi dado a conhecer aos envolvidos o regulamento do concurso e os alunos, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Escultor António Fernandes de Sá (Vila Nova de Gaia)
O trabalho consistiu na elaboração de representações da freira-da-Madeira em folhas A3. Foi desenvolvido na escola através de colagens, utilizando pedaços de jornais e revistas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)
Este desafio, foi muito bem acolhido pelos alunos de algumas turmas do 8º e 9ºanos. Como se pretendia fazer uma colagem de um animal autóctone, sugeriu-se aos alunos que fizessem uma pesquisa e escolhessem um animal para realizarem o trabalho. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Viseu ( 2 trabalhos )
Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)
A realização do trabalho envolveu os seguintes passos: 1. Atribuição de uma espécie endémica de Portugal a cada aluno da turma, a partir de uma lista elaborada a partir de uma tabela selecionada do site Espécies endémicas de Portugal • […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 de Mundão (Viseu)
Tendo em linha de conta o regulamento do projeto: Collage de um animal endémico, as professoras do do Eco-Escolas e do Clube de Saúde e Ambiente apresentaram o desafio aos alunos do clube, que é constítuido por alunos de diversa […]
Ver a página do trabalho aqui.