Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Como ponto de partida, foi explorado o conceito de espécie endémica, através da ação de sensibilização “Ilhas: Ecossistemas únicos”, dinamizada pela SPEA. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer as características únicas dos habitats de ilhas como as ilhas da Macaronésia e a importância para a sua biodiversidade, nomeadamente para as aves.
Decorrente de uma pesquisa acerca das espécies endémicas da Madeira, inserida no projeto da biodiversidade desenvolvido na escola, surgiu a escolha da Freira- da-Madeira como espécie a apresentar neste desafio por se encontrar em perigo.
O trabalho foi desenvolvido nos Clubes Eco Escolas e Escola Azul com os alunos do 3ºano num total de 12 participantes.
O conhecimento sobre a espécie escolhida foi aprofundado através de pesquisas online e da consulta de livros existentes na biblioteca escolar. Depois de recolhida a informação considerada necessária, os alunos deram inicio ao trabalho.
Sendo a Freira –da-Madeira uma ave marinha, optou-se por inseri-la no seu habitat natural. Desta forma, os alunos inspiraram-se numa foto de uma pesquisa para a base do trabalho.
Foi pedida a colaboração dos Encarregados de Educação na recolha de revistas e jornais para a concretização deste desafio.
Memória descritiva:
Os alunos iniciaram o trabalho, fazendo uma seleção das cores a serem incluídas na collage. Posteriormente, rasgaram o papel e colaram na folha A3, utilizando cola branca UHU, de modo a preencher o fundo da collage, representando o céu o mar.
Após esta fase, um aluno desenhou a Freira-da-Madeira, sendo fiel às suas características físicas. O desenho foi recortado e preenchido com tiras de papel das cores da ave, coladas de forma a dar relevo, imitando as penas.
Por fim, realizou-se a montagem do produto final.
Este trabalho foi divulgado no Facebook da escola e será exposto na semana Eco- Escolas e Escola Azul a realizar na primeira semana de junho.
Fotos do trabalho: