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Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

O que motivou a escolha da espécie representada?
Desafio 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
O que motivou a escolha da espécie representada?
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal depois de concluído um outro desafio, em que estes também participaram: Desafio UHU – Escultura de um Mocho.
Assim, após a conclusão da referida escultura e como o trabalho na sala de aula muitas vezes é pautado pelo desenvolvimento dos conteúdos através de estratégias diversificadas e diferenciadas, para permitir uma melhor assimilação/interiorização dos conhecimentos por parte dos alunos, foi consensual e lógico escolher o mocho como animal endémico português para representar através da técnica de Collage.
Para além do mais, todas as semanas, os alunos realizam uma caminhada espaço exterior da escola (Quinta), onde conseguem ter um contacto mais direto com a diversidade e quantidade de animais que existem no exterior, bem como as suas caraterísticas. E num desses passeios, foi possível ouvir o “cantar/piar” de um mocho no cimo de uma árvore (infelizmente não possível avistá-lo!...).

Memória descritiva:
Desafio 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Memória Descritiva
A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal – é uma escola que se preocupa com o bem-estar das pessoas (comunidade educativa) e das espécies animais e vegetais (onde os alunos têm a oportunidade de conviver e cuidar diariamente).
Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Sala 2) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo geral responder ao Desafio 2022/2023 - Collage de um Animal Endémico Português, lançado pelo Projeto “Eco-Escolas/ABAE”. Esta iniciativa permitiu alertar para a importância de conjugar a produção e o consumo com a preservação dos recursos em geral e da biodiversidade em particular.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal depois de concluído um outro desafio, em que estes também participaram: Desafio UHU – Escultura de um Mocho.
Assim, após a conclusão da referida escultura e como o trabalho na sala de aula muitas vezes é pautado pelo desenvolvimento dos conteúdos através de estratégias diversificadas e diferenciadas, para permitir uma melhor assimilação/interiorização dos conhecimentos por parte dos alunos, foi consensual e lógico escolher o mocho como animal endémico português para representar através da técnica de Collage.
Para além do mais, todas as semanas, os alunos realizam uma caminhada espaço exterior da escola (Quinta), onde conseguem ter um contacto mais direto com a diversidade e quantidade de animais que existem no exterior, bem como as suas caraterísticas. E num desses passeios, foi possível ouvir o “cantar/piar” de um mocho no cimo de uma árvore (infelizmente não possível avistá-lo!...).
Posteriormente, e em sala de aula, os alunos consultaram a página web do Projeto “Eco-Escolas/ABAE”, com a apresentação do desafio para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação e das tecnologias da comunicação e informação.
O passo seguinte foi realizar uma nova investigação em páginas web, sobre as características dos mochos em geral. Foi também realizada uma pesquisa sobre a técnica de Collage, bem como de moldes/desenhos de mochos.
Após a recolha desta informação, numa “mesa-redonda” e em estilo “chuva de ideias” foram avançadas várias ideias sobre os materiais a utilizar para a realização da Collage do Mocho. Uma ideia que foi prontamente aceite por todos, pela sua originalidade, foi a utilização de cápsulas metálicas e coloridas de uma conhecida marca de cafés! Estas cápsulas há muito que são recicladas pelos alunos da sala (o pó de café é utilizado nas culturas do Projeto “Horta Pedagógica”, com fertilizante) e reutilizadas (em trabalhos de expressão plástica no âmbito de um outro Projeto: “Artesanato Ecológico”).
Para além deste material, foi ainda usado outro indispensável ao cumprimento de um requisito deste desafio: técnica de Collage (Cola Líquida UHU).
Os alunos, sob orientação dos professores, arregaçaram as mangas e mostraram os seus dotes artísticos, iniciando este desafio: 1º- Seriação por cores das cápsulas de café; 2º - Seleção das cores a serem utilizadas; 3º - Corte das cápsulas, de acordo com as diferentes partes do molde selecionado; 4º - Colagem das diferentes partes do molde, de modo a dar vida ao mocho; 5º - Criação de uma moldura à volta do mocho usando as caixas de cartão (embalagens) das colas utilizadas; 6º - Pintura com aguarela do fundo do trabalho.
De salientar que, todos os projetos que direta ou indiretamente participaram neste desafio integram o Programa Eco-Escolas e são dinamizados ao longo de todo o ano letivo na nossa escola, com um leque variado de atividades. Com esta articulação/parceria é possível desenvolver um processo de ensino/aprendizagem interdisciplinar.
A construção deste trabalho contou com a participação de todos os alunos, que, de uma forma individual e apoiada/orientada pelo adulto, colaboraram dentro das suas capacidades/competências, promovendo a inclusão de todos neste desafio.
Para concluir o desafio, a Collage do Mocho foi primeiramente colocada numa moldura e exposta na sala, onde foi observada e admirada pelos alunos da mesma. Posteriormente será exposta no refeitório da escola para poder também ser observada/admirada por toda a comunidade escolar.
Este desafio ao longo da sua elaboração também foi sendo divulgado na página do Facebook da Escola (processo e produto final).
Com a realização desde trabalho/desafio foi possível aprofundar o conhecimento e a divulgação do tema da Biodiversidade, uma vez que a sua realização contribuiu para: estimular através de atividades práticas o au-mento da literacia para a sustentabilidade em geral e biodiversidade em particular; educar para a manutenção e preservação dos ecossistemas nacionais; desenvolver competências nas áreas de investigação e expressão plástica; e dar a conhecer, produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas.

Fotos do trabalho: