Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola EB 2,3 de Mundão (Viseu)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Depois de analisadas todas as espécies, a discussão sobre as possívei escolhas foi ativa. Cada aluno esmuiçava os argumentos em defesa da sua opção. Contudo e após plenário, a decisão recaiu sobre a borboleta (Hyphoraia dejeani) pelo facto de sermos uma escola localizada no meio rural, onde esta espécie dá um colorido e uma beleza aos espaços interiores e exteriores da escola.
Memória descritiva:
Tendo em linha de conta o regulamento do projeto: Collage de um animal endémico, as professoras do do Eco-Escolas e do Clube de Saúde e Ambiente apresentaram o desafio aos alunos do clube, que é constítuido por alunos de diversa turmas e anos de escolaridade, que o abraçaram com carinho e entusiasmo.
Numa primeira fase, os alunos saíram da sala de aulas e forma à procura de borboletas, no espaço exterior da escola e levaream o desafio para casa "obeserva com os teus pais as borboletas do teu jardim".
De seguida, numa das sessôes do clube, pesquisaram sobre a espécie selecionada. Foi feito o esboço do projeto, selecionados os materiais, optando-se pelo recurso à reutilização de tecidos, revistas, panfletos e material já utlizado em outros trabalhos, promovendo assim a economia circular.
Numa terceira fase procedeu-se à composição da imagem, com o recorte dos materiais e sua colagem recorrendo à famosa e boa cola UHU e também cola quente.
Os alunos demonstraram muito entusiasmo, empenho, criatividade e motivação pela concretização do desafio.
A última etapa foi a montagem e colagem dos recortes com recurso à cola UHU e cola quente.
Salientamos que a nossa borboleta está exposta na vitrine eco-escolas e atrai os olhar de todos.
Os alunos demonstraram muito entusiasmo, empenho, criatividade e motivação pela concretização do desafio.
Fotos do trabalho: