Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola Básica de Gavião (Gavião)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Foi realizado um levantamento fotográfico dos vários animais endémicos portugueses, após o qual se fez uma votação, baseada em fotografias dos animais, para eleger a espécie a representar neste desafio, tendo como critério a representação estética dessa espécie.
Foi por isso mesmo selecionado o priolo, uma ave endémica dos Açores.
Memória descritiva:
Os alunos do 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas de Gavião inscritos no Clube Ciência Viva na Escola visitaram o site do Programa Eco-Escolas e ficaram a conhecer os desafios em que podiam participar. Através de uma votação, o desafio eleito pelos alunos para se realizar, semanalmente, nas sessões do clube foi a collage de um animal endémico português.
Através de pesquisas online para recolha de informação, os alunos foram capazes de compreender e comunicar a outros o que é uma espécie endémica. Tiveram a oportunidade de explicar o desafio, o que é uma espécie endémica e como estavam a elaborar o seu projeto a professoras convidadas de uma escola espanhola que foram visitar o clube.
Foi também realizado um levantamento fotográfico dos vários animais endémicos portugueses, após o qual se fez uma votação, baseada em fotografias dos animais, para eleger a espécie a representar neste desafio, tendo como critério a representação estética dessa espécie. Foi por isso mesmo selecionado o priolo, uma ave endémica dos Açores.
Depois de procurem online imagens e fotografias do priolo para reproduzir através da técnica de collage, os alunos procederam à votação para eleger a imagem final que iriam utilizar na sua representação do priolo.
Uma vez finalizada a seleção, os alunos percorreram todo o espaço escolar, principalmente o espaço exterior e recolheram lixo e materiais naturais tais como embalagens, cartão, plásticos, folhas, pauzinhos, pinhas etc. e trouxeram de suas casas mais materiais reutilizáveis como as cápsulas de café.
Nas sessões seguintes realizou-se a seleção e limpeza dos vários materiais para estarem prontos a utilizar na collage que foi construída unicamente a partir destes materiais reciclados.
O priolo foi maioritariamente construído utilizando as cápsulas de café que foram cortadas em quadrados ou retângulos de pequenas dimensões e matérias naturais que serviram para fazer as patas e o bico da ave.
Fotos do trabalho: