Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola EB/JI João Beare (Marinha Grande)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Apresentou-se o desafio aos alunos acompanhados pela Educação Especial. Estes realizaram uma pesquisa sobre espécies endémicas e descobriram que também existem peixes de água doce em vias de extinção, entre eles o Ruivaco. Espécie endémica do Oeste (zona a que pertence a Marinha Grande). Também pesou o facto de ser considerado, pelos alunos, um peixe muito brilhante e bonito.
Memória descritiva:
Materiais utilizados:
Recortes de revistas, jornais, panfletos de supermercados, livros de histórias antigos, cartão de caixa de leite, cola UHU branca.
Procedimento:
O primeiro passo foi a escolha do animal endémico. Após mostra de algumas imagens de diferentes animais, o Ruivaco foi escolhido na sequência de uma pesquisa feita.
A professora fez a projeção e o contorno do peixe num cartão A3. O papel dos alunos consistiu, numa primeira fase, no recorte de tiras (em pedaços previamente escolhidos pelo professor).
A colagem, primeiro da areia, depois da água e por fim do peixe, foi sendo feita por alunos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 54/2018, do 3.º e 4.º anos, em situações de apoio psicopedagógico pela Educação Especial.
Todo o processo decorreu entre meados de março e início de maio.
Alguns retoques finais foram assegurados pelas professoras de Educação Especial que orientaram os trabalhos, nomeadamente, o recorte dos pedaços em forma de algas e a colagem de algumas dessas peças.
Fotos do trabalho: