Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Jardim Escola João de Deus (Torres Vedras)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
O nosso envolvimento no projeto “Rios”, de há uns anos a esta parte, onde adotámos um troço do Rio Sizandro e a espécie endémica Ruivaco-do-Oeste, faz parte do habitat do mesmo. Por se encontrar em vias de extinção, considerámos como motivo, a escolha desta espécie.
Importa salientar que o mesmo ficou exposto, na entrada do nosso Jardim-Escola, para que toda a comunidade escolar visse o trabalho final. O mesmo irá fazer parte da decoração do nosso refeitório.
Ficámos muito orgulhosos com o empenho de todos, tão bem resultou no trabalho final.
Memória descritiva:
Os alunos começaram por rasgar, de revistas velhas, bocados de papel onde a cor azul e verde prevalecesse, para representar o fundo do rio. De seguida fez-se a colagem, em A3, desses bocados de papel rasgado preenchendo todo o espaço.
O Ruivaco-do-Oeste foi elaborado com a parte de dentro de pacotes tetrapark. Destes, foram recortados todas as partes necessárias para o elaborar. Depois do Ruivaco do Oeste montado, reconheceram e identificaram (entre várias letras disponíveis) as letras necessárias para escreverem o nome desta espécie endémica. Depois colaram as letras.
De seguida e para representar o fundo do rio, preencheram a parte de baixo, desta ilustração, com pedrinhas.
Fotos do trabalho: