Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Escola EB2,3/S de Mação (Mação)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

O que motivou a escolha da espécie representada?
Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 6.ºA, abordaram o tema “Educação Ambiental/Desenvolvimento Sustentável” e com base na informação constante na página do desafio UHU - Collage de um animal endémico português foi consultada a lista de animais endémicos portugueses de acordo com a NaturData – biodiversidade online.
Das diversas espécies de mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos, aracnídeos e plantas apresentadas, os alunos selecionaram as que queriam estudar e pesquisaram informação respeitante ao habitat, alimentação e características físicas, tais como o tamanho e a cor.
Posteriormente foram clarificadas as características das espécies endémicas (área geográfica concreta; menor intercâmbio genético; maior vulnerabilidade e evolução única).
Dos trabalhos escritos pelos alunos houve um animal, que pelas suas características, foi escolhido pela esmagadora maioria, o lince ibérico, tendo sido decidido que seria esse o selecionado para a elaboração do collage de um animal endémico português na disciplina de Educação Tecnológica.
Professora Lígia Silva

Memória descritiva:
Na disciplina de Educação Tecnológica, inicialmente, os alunos fizeram alguns esboços, a partir de imagens retiradas da Internet, após a escolha do mais delineado foram tiradas fotocópias para realizarem o estudo da cor, que serviu de base para a elaboração do trabalho em formato A3. Seguindo-se a seleção do material a utilizar, foi feita uma recolha de revistas, panfletos e outros tipos de papéis, no sentido de reutilizar materiais.
Após a seleção das folhas/cores, os alunos começaram a rasgar o papel, utilizando a técnica do rasgamento e a separá-los por cores.
Numa segunda fase foi iniciada a colagem dos papéis com cola UHU, tendo em conta o estudo de cor realizado anteriormente, todos os alunos trabalharam rotativamente com muito empenho e entusiasmo.
Numa fase final foi utilizado o giz para pintar o fundo do trabalho, aplicado pequenos fios de uma vassoura para representar os bigodes e utilizando a técnica do recorte, foram coladas pequenas folhas em redor do lince ibérico, representando o habitat do mesmo.
Professoras Brigita Martins e Rita Santos

Fotos do trabalho: