Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

O que motivou a escolha da espécie representada?
A escolha da espécie representada foi motivada com a chegada da primavera, os alunos estavam na horta da escola e um deles, viu uma borboleta que estava poisada no morangueiro, chamou a atenção dos outros alunos e ficaram ali a observar a borboleta encantados.

Memória descritiva:
Na sala foram pesquisar borboletas e descobriram que existem várias borboletas endémicas em Portugal e também descobriram “O Tagis” - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal é uma associação sem fins lucrativos especialmente dedicada à investigação científica, divulgação do conhecimento e preservação dos habitats naturais das borboletas. Viram várias imagem das espécies e decidiram representar a MELITAEA AETHERIE, espécie ameaçada na península ibérica.
Esta espécie de borboleta é de tons dourados, alaranjados.
Na aula tinhamos algumas caixas de papel que reutilizamos para guardas lápis etc… e uma delas era da mesma cor da borboleta. Os alunos recolheram mais materiais reciclados e escolheram os que mais se adequavam.
Os materiais escolhidos foram: caixas de bombons, caixas de ovos, velas, tampões de ouvidos, doseadores de xarope, colas e tintas.
Pintaram a folha A3 e começaram a realizar a composição da imagem, utilizando a técnica de colagem ou Collage. Foram colando os diversos tipos de materiais escolhidos com texturas diferentes, formando a borboleta.
Os alunos que participaram frequentam a sala especializada 2 do Agrupamento Augusto Cabrita, da Escola Padre Abilío Mendes, no total 5 participantes com idades compreendiadas entre os 12 e 16 anos, são portadores de variadas problemáticas e dificuldades específicas.
Todos os alunos participantes deram o seu melhor, ficando muito orgulhosos do trabalho final.
Alunos participantes: Ruben Melício, 5ºE; Miguel Machado, 8ºC; Márcio Boleto, 8ºE; Wike Fernandes, 8ºD e Filipe Amigo, 9ºB

Fotos do trabalho: