Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Centro Escolar de Pombal (Pombal)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Com a grande vontade de sermos uma escola sustentável e com gosto em conhecer e interesse pela biodiversidade da nossa comunidade, houve a necessidade de conhecer mais aprofundadamente a fauna endémica da nossa localidade.
Lançou-se o desafio às 6 turmas da nossa escola de forma transversal pesquisámos as informações possíveis e procuraram-se imagens do animal endémico da nossa localidade, Pseudoescorpião cavernícola da Serra de Sicó.
A Escolha do lince ibérico teve como fator primordial ser uma espécie da região em que nos encontramos e que tanto esforço temos feito para preservar.
Memória descritiva:
Escola: EB de Pombal Coordenador da atividade: Prof. Filipe Pedrosa
Esta atividade teve início com uma sessão de sensibilização aos alunos sobre a vontade conhecer a fauna de Pombal. Com o tema do desafio UHU, houve vontade por parte dos alunos em descobrir o que eram animais endémicos e por sua vez a necessidade de pesquisar mais sobre o tema.
Os alunos mostraram-se muito interessados nas pesquisas e encontraram um conjunto de Pseudoescorpiões e assim começou o desafio.
Após algumas propostas de construção do Pseudoescorpião escolheu-se a proposta que apresentava materiais para a sua construção com um variado conjunto de materiais em fim de vida, tais como lápis de cor e de carvão de tamanhos muito reduzidos, garrafa de plástico PET e aparas dos lápis.
Foi solicitado às várias turmas para fazerem uma recolha destes materiais para posterior utilização na nossa maquete para o Desafio UHU, bem como para outros trabalhos de Expressão Plástica.
Para a construção final da maquete foram convidados todos os alunos da escola divididos em grupos de 4 alunos para gradualmente fazerem o animal endémico.
Para a construção do corpo foi utilizada uma garrafa PET de litro e meio. O revestimento do corpo foi com a colagem de lápis de cor e de carvão de tamanhos reduzidos e de várias cores. Para as pernas foram utilizados arames e caixas de ovos cobertas com aparas de lápis. A boca foi construída com uma mola de madeira e por último as antenas foram feitas com arame, para dar alguma resistência, revestido com lápis de cor.
Fotos do trabalho: