Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola EB de Lopas (Sintra)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
A escolha da espécie Achondrostoma occidentale, nome científico de “ruivaco-do-oeste” prende-se pelo facto de ser uma espécie endémica da região a que a escola pertence, nomeadamente rios do distrito de Lisboa, e que se encontra ameaçada.
Memória descritiva:
No desafio UHU, a atividade selecionada pelas turmas do 1.º ano de escolaridade, foi “Collage de um animal endémico português”. O trabalho foi desenvolvido ao longo de várias etapas com o apoio do professor de EVT, contando com a participação ativa dos alunos das duas turmas e respetivas professoras titulares de turma.
No início foi feita a apresentação aos alunos do projeto e seus objetivos bem como delineadas as ações a realizar e a discussão da importância do uso de materiais de desperdício em trabalhos. Definiu-se que o corpo do animal selecionado seria feito em cartão resistente de uma embalagem de produtos de limpeza da escola. Como se trata de um peixe, foi sugerido pelo prof. de EVT o uso de caricas para simular as escamas. Para a sua colocação/afixação foi usada massa de modelar.
A técnica de Colagem foi usada no cenário recriando o habitat natural do animal, através da colagem de diversos tipos de papel, com texturas diferentes.
Todos os alunos tiveram a oportunidade de pintar, modelar e colar os diversos materiais.
Depois de concluído, o trabalho foi apresentado e exposto em local visível, no polivalente, junto ao placard Eco-Escolas. As fotos do desenvolvimento deste processo foram publicadas no blogue e facebook da escola.
As crianças mostraram-se muito empenhadas e entusiasmadas. Para além da realização deste desafio, cada uma usando várias técnicas de desenho e ilustração, recriaram o seu próprio peixe, recortaram-no e colocaram-no num fundo/cenário criado por eles próprios.
O trabalho desenvolvido permitiu realçar a importância da reutilização de materiais de desperdício na preservação do ambiente, sensibilizando as crianças para a necessidade de rentabilizar, reutilizar e reciclar, e debater o perigo de extinção de algumas espécies endémicas.
Fotos do trabalho: