Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

O que motivou a escolha da espécie representada?
O trabalho foi desenvolvido no âmbito de um projeto no âmbito de DAC envolvendo as disciplinas de Educação Tecnológica, Português e Ciências Naturais e realizou-se durante metade do 2.º período e 3.º período do presente ano escolar. A seguir apresenta-se o TEXTO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DA TURMA.
O desafio foi lançado à turma do 5.ºAc, pela professora de Educação Tecnológica. Começaram por fazer uma pesquisa sobre a técnica de "Collage". Entretanto, nas aulas de Ciências Naturais, trabalhavam “Diversidade de Seres vivos e suas interações com o meio”. Realizou-se uma visita de estudo ao Palácio de Cristal, no Porto. A espécie selecionada foi a Chioglossa lusitânica, vulgo salamandra lusitânica, porque existe muito na região e a avistámos no Palácio de Cristal.

Memória descritiva:
TEXTO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DA TURMA
Na aula de Educação Tecnológica, após a pesquisa no computador, sobre a técnica e o animal selecionado, a professora pediu que, numa folha de papel A3, os alunos fizessem o esboço da salamandra. Podiam usar papel vegetal para decalcar imagens recolhidas na internet. Depois, os alunos selecionaram as cores da salamandra em revistas, jornais, folhetos, etc., nos quais fizeram recortes de pequenos pedaços de papel com as diferentes tonalidades: laranja, preto, cinzento, castanho. Seguidamente, começaram a colar os pedaços de papel na folha A3, usando cola branca, cola baton ou cola líquida UHU.
Nas aulas de Português escrevemos a Memória Descritiva do trabalho.

Fotos do trabalho: