Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola EB1/JI de Santo António dos Cavaleiros (Loures)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
O animal endémico escolhido pelo grupo foi a borboleta. No início do ano letivo, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação foi trabalhada a história “Uma lagartinha comilona”, do autor Eric Carle, na qual são apresentados os estágios da vida deste animal endémico, tendo despertado grande curiosidade pelo ciclo da vida e metamorfose da borboleta e pela simbologia de felicidade e sorte que representa.
Memória descritiva:
Materiais utilizados:
Cartolina, papel de lustro, caixas de lenços de papel e de cola UHU, papel de lustro, papel celofane, papel crepe, palhinhas, missangas, aguarelas, cola UHU baton e bisnaga.
Começamos por escolher o animal endémico, em grande grupo, depois de algumas pesquisas realizadas e da visualização de algumas imagens de diferentes animais, realizou-se uma votação e foi escolhida a borboleta pela maioria das crianças.
A educadora ajudou as crianças a orientar o desenho da borboleta, do tronco da árvore e da flor sobre um cartão (capa de bloco de papel cavalinho). Os elementos escolhidos foram baseados na observação das borboletas que encontramos a sobrevoar no recreio da escola.
As crianças escolheram os materiais a utilizar e deu-se início à elaboração do projeto, em pequenos grupos (3 a 4 crianças). Rasgaram-se, amachucaram-se e recortaram-se papéis diversos como acima mencionados.
A borboleta foi a primeira a ser representada na base do desenho com a colagem de diversos papéis, anteriormente preparados, e foram utilizadas palhinhas e missangas para completar o corpo do animal.
Em seguida, foi colado o tronco da árvore com pedacinhos de cartolina, seguindo-se a colagem de papel de lustro, embalagens de cola UHU (bisnaga) e papel de lustro amachucado. O projeto terminou com a pintura de aguarela para representar o céu.
A educadora e a assistente operacional apoiaram as diversas fases do projeto, sobretudo na colagem dos materiais, tendo este trabalho sido realizado nos meses de março e abril.
Em suma deste projeto surgiu a seguinte poesia elaborada pelas crianças:
Borboleta foste lagarta
Do chão passas para o ar
O teu casulo pequeno
Dá-te asas para voar!
Fotos do trabalho: