Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola Básica de Perafita (Matosinhos)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Consultámos a lista de espécies endémicas de Portugal e observámos, na internet, as suas fotografias. Gostámos do pombo-da-madeira, devido ao seu porte elegante. Num pequeno trabalho de investigação que efetuámos, descobrimos que esta ave foi descrita em 1829, por um médico e ornitólogo alemão (chamado Karl Heineken). Ficámos a saber que o pombo-da-madeira é endémico da ilha da Madeira. O seu habitat natural é floresta alta laurissilva ou áreas arbustivas densas de urze-molar. A maioria dos pombos é encontrada abaixo de 1000 metros de altitude.
Memória descritiva:
A professora de Educação Visual sugeriu a realização deste trabalho, quando lecionou a técnica da colagem. Explicou que ele se enquadrava no âmbito de uma atividade da Eco-Escolas, chamada “Desafio UHU”. Consultámos o site do projeto e decidimos participar.
Para a execução da tarefa utilizámos os seguintes materiais: lápis de grafite HB; afia; borracha; revistas; tesoura; cola; folha de papel cavalinho A3. O exercício foi divertido, apesar de exigente. Começamos por desenhar o pombo no centro da folha. Depois recortámos folhas de revistas antigas que rasgámos com cuidado. Colámos os pedaços na folha A3, de maneira a preenchê-la de cor e obtendo uma textura interessante. Modificámos o colorido do pombo-da-madeira (que é cinza claro), para a imagem ficar mais expressiva.
Fotos do trabalho: