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Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Escola EB1 de Barrocal (Pombal)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

O que motivou a escolha da espécie representada?
A escolha do Escaravelho deveu-se ao facto da nossa escola estar a participar no projecto dinamizado pelo município “Vamos criar uma horta?”. No momento da sementeira, como tínhamos algumas sementes de feijão e grão-de-bico sobrantes de uma actividade anterior, pensamos em usá-las. Verificou-se que havia algo mais dos que os grãos – gorgulhos.
Posteriormente, num dos momentos de monitorização e rega das culturas, os alunos verificaram que havia alguns insectos no solo.
Começaram a observar cada vez mais os canteiros na procura de “bichinhos”.
Assim, e porque foram encontradas algumas carochinhas e bichos-bolas junto das plantas, consultamos a lista de animais endémicos disponibilizada na plataforma Eco-escolas e optamos pelo escaravelho por ser um inseto da mesma família dos encontrados.

Memória descritiva:
Após a escolha do animal a estudar, pelos alunos da turma D-4ºano, foi-lhes lançado o desafio da pesquisa, em pequenos grupos sobre a razão que terá levado a que este inseto faça parte da lista consultada.
Como a docente da turma é madeirense, decidiram-se pelo estudo do Escaravelho Cryptocephalus crenatos - do Arquipélago da Madeira.
Os alunos pesquisaram e apresentaram aos seus pares o trabalho produzido, no âmbito do grupo a que pertence, as características físicas e alimentares que os diferenciam bem como o ciclo de vida (metamorfose completa), comparando-a com o ciclo de vida do bicho-da-seda que temos em sala de aula e em casa de alguns alunos: ovos, larvas em crescimento, pupa, adulto macho e fêmea.
Aprenderam que muitas espécies de escaravelhos são benéficas. Atuam como polinizadores e decompositores de matéria orgânica. Que, ao enterrarem os excrementos promovem a entrada de nutrientes no solo tornando-o mais fértil.
Observamos diferentes trabalhos em collage e optamos pela utilização de materiais naturais: feijões, favas, cascas de cebola, bolotas ervas daninhas secas, folhas de oliveira secas e reutilizamos tecidos, arame, lãs, cartolina, uma moldura antiga e usámos cola UHU.
O trabalho foi exposto na sala de aula e será colocado junto ao painel Eco-escolas, posteriormente.

Fotos do trabalho: