Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

O que motivou a escolha da espécie representada?
Trabalho inspirado no livro: "A lagartinha muito comilona" (versão Pop Up) de Eric Carle.
Apresentado às duas turmas do 1.º ano, no âmbito do tema: "Os seres vivos", na disciplina de Estudo do Meio.
A história fala do ciclo de vida de uma lagarta, desde o ovo até que se transforma em borboleta na primavera.

Memória descritiva:
Contexto: Celebração da chegada da Primavera / Apresentação do tema "Seres Vivos"
Local: Colégio (salas do 1.º ano)
Data: ao longo do mês de maio, nas aulas de Artes Visuais
Objetivo do projeto: Desenvolvimento de um projeto Eco-Escolas (maior consciencialização, respeito e preservação da Natureza)
Participantes: 2 turmas do 1º ano de crianças dos 6 aos 8 anos (46 alunos) com orientação das professoras titulares
Descrição do trabalho
Materiais:
- Cartolina azul tamanho A3;
- Desenho de uma borboleta em papel cavalinho tamanho A3;
- folhas de jornal; folhas de papel colorido A4 (verde; rosa;azul;amarelo;laranja; vermelho);
- tesoura;
- Cola UHU líquida e stick.
Processo de criação:
1ª etapa: Os seres vivos (Estudo do Meio);
2ª etapa: Apresentação do livro: "A lagartinha muito comilona" de Eric Carle;
3ª etapa: Apresentação do projeto: "Desafio UHU - Collage de um animal endémico português";
4ª etapa: Demonstração da técnica collage;
5ª etapa: Impressão de um desenho de uma borboleta, escolhida pelos alunos e colagem da mesma numa cartolina;
6ª etapa: distribuição e preparação dos materiais a utilizar (recorte de folhas de papel com tesoura);
7ª etapa: Explicação do significado de simetria;
8ª etapa: Colagem dos pedaços de papel
(orientação da utilização das cores, de forma simétrica e na mistura das mesmas. As crianças tiveram liberdade de escolha nas cores utilizadas nas asas da borboleta).
Participação das crianças:
Há a destacar a participação ativa das crianças no processo criativo.
Elas tiveram liberdade para expressar sua criatividade no recorte e escolha das cores a colar. Houve apenas orientação quanto ao recorte, na simetria e na sobreposição das cores escolhidas.
Exploração de ideias:
O animal endémico escolhido foi a borboleta, tendo em conta a chegada da primavera e o livro apresentado.
Resultado final:
O resultado final do trabalho foi uma enorme surpresa e uma explosão de cor, que nos iluminou o dia em que foi concluído.
Aspetos positivos do trabalho:
O estudo do ciclo de vida de uma borboleta; o conceito de simetria; o aperfeiçoamento do recorte com tesoura (coordenação motora); a aprendizagem de uma nova técnica de colagem (fez-se uma alusão à obra de Gaudi, mas com pedaços de azulejos partidos - parque Guell em Barcelona); o uso de cores vibrantes misturadas; a atenção aos detalhes; a originalidade das crianças; a organização e espírito de equipa.

Fotos do trabalho: