Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Escola Básica de Custóias (Matosinhos)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

O que motivou a escolha da espécie representada?
O motivo que me levou a escolher a abelha madeirense Halictus Frontalis, foi pela minha admiração para com este inseto, pois sinto que não é verdadeiramente valorizado pelo enorme trabalho que faz. Com este trabalho pude realmente ter a noção da importância da abelha para o nosso ecossistema.

Memória descritiva:
A colagem da abelha da espécie Halictus Frontalis, inseto originário do Arquipélago da Madeira foi desenvolvida no âmbito da atividade de Educação Visual “Tempo de Primavera” integrando um projeto Eco Escolas desafio 2022/2023 UHU “collage” de um animal endémico português.
A primeira parte baseou-se num trabalho de pesquisa acerca da importância dos insetos para o equilíbrio do ambiente e para o ser humano. Esse trabalho for apresentado na comunidade escolar em formato de banda desenhada/fanzine desenhada, integrando uma instalação, num cenário referente ao habitat do inseto que escolhêssemos e à biodiversidade no mundo dos insetos e aracnídeos.
O primeiro passo foi estudar a forma da abelha, a configuração, a textura e a cor. De seguida pensou-se em materiais que pudessem ser usados na construção e contribuíssem para a melhoria do ambiente. Optou-se por materiais naturais por facilidade de obtenção e reutilizar o material disponível que foi considerado lixo.
A estrutura do meu inseto baseia-se em material de origem natural: conchas (para representar a textura da pata), madeira triturada (para representar o pelo situado na cabeça) e material reciclado: pedaços de revistas (para a base do inseto, para dar textura ao inseto e ao fundo, ou seja, à flor), tecido (para as listras amarelas características das abelhas), botões (para os olhos), papeis de seda (para simular uma flor, o fundo), plástico , (para dar textura à flor) cartão (para suportar fundo e o inseto), acetato (para as asas), papel vegetal (para as asas), fios (para simular os pelos e par dar textura à asa).

Fotos do trabalho: