Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Este trabalho foi desenvolvido ao longo do ano letivo, no âmbito do tema de domínio de autonomia curricular, "Devemos cuidar dos animais" realizadas aquando do estudo dos animais e das suas características. Descobrimos que as ruivacas são peixes que vivem nos rios do norte de Portugal e por isso, além de endémico do nosso pais é da nossa região, daí a unanimidade na escolha da ruivaca.
Memória descritiva:
Participar nos desafios Eco-escolas é já uma tradição na nossa escola e por isso, quando os desafios são lançados pelas coordenadoras do projeto, todas as turmas se preparam e arregaçam as mangas para trabalhar. A nossa professora achou que o tema era interessante e vinha ao encontro do trabalho que ia ser feito neste ano letivo.
O DAC (Domínio de Autonomia Curricular) do 1º ano, debruçou-se ao longo deste ano letivo, sobre o tema “Devemos cuidar dos animais com amor” e por isso o tema “Collage de um animal endémico português” era um ótimo desafio.
Este trabalho é o fruto de pesquisas realizados ao longo do ano letivo, aquando do estudo dos animais e das suas características. Descobrimos que as ruivacas são peixes que vivem nos rios do norte de Portugal e por isso, além de endémico do nosso país é da nossa região, daí a unanimidade na escolha da ruivaca.
“A ruivaca tem um aspeto brilhante, com grandes escamas douradas dos lados, e seus olhos parecem pérolas vermelhas emolduradas em amarelo.”
Do empenho e dedicação dos pais, dos alunos e dos professores surge este trabalho. A descoberta desta técnica foi desafiante e a sua execução exigiu alguma paciência. Sendo a ruivaca uma das muitas espécies que habitam os nossos rios, mais uma vez, debatemos a importância de combater a poluição e a consciência de que todos os gestos contam para ajudar a preservar aquilo que é nosso. Cumprir-se-á o objetivo a que nos propusemos.
A base deste trabalho foi uma fotografia da ruivaca no seu ambiente natural. O desafio era conseguir preencher a imagem com colagens, utilizando materiais diversificados, que melhor reproduziam a mesma. Iniciamos o trabalho selecionando criteriosamente todos os materiais passíveis de serem usados. De seguida, recortamos tudo com o formato de escamas. Quando havia material suficiente recortado iniciamos a composição da imagem. Foram usados sacos plásticos enrugados para reproduzir as barbatanas. Para as escamas usamos: tecidos, serapilheira, papel e plásticos com diferentes texturas e cores. Usamos ainda lãs e palhinhas. Para representar o fundo do rio recorremos à areia natural e pedras. A reprodução da vegetação foi realizada usando plantas secas recolhidas junto da praia. Foi ainda utilizada tinta para pintar o fundo e assim representar a água.
Fotos do trabalho: