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Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Escola Básica de Oliveira S. Mateus (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

O que motivou a escolha da espécie representada?
Apresentado o desafio à turma JI6, as crianças foram pesquisar sobre o conceito de “espécies endémicas em Portugal”, mais pois propriamente, numa espécie que observavam nesta zona do norte de Portugal – A Poupa. Mas, pelo facto de não ser uma espécie endémica, decidiram escolher uma outra parecida e endémica.
A escolha focou-se, ao longo da referida pesquisa, na “Estrelinha de Sta. Maria”, por ser parecida com a Poupa, ser subespécie de estrelinha-de-poupa endémica da ilha de Santa Maria, nos Açores, ser uma espécie discreta que se movimenta na copa das árvores e estar em vias de extinção.
O bico longo, a coloração pálida nas partes esbranquiçadas do corpo e menos brilhante na sua coloração amarela e castanha, com um maior destaque nos tons de verde-azeitona, foram caraterísticas que fizeram a delícia e motivação dos mais pequeninos da turma JI6 em mais uma atividade do programa Eco Escolas.

Memória descritiva:
Materiais utilizados:
Recortes de revistas, jornais, panfletos de publicidade recolhidos em hipermercados, cartão de caixa de leite, cola UHU.
Procedimentos:
Primeiro passo: observação direta no meio escolar e residencial dos alunos de uma “Poupa”;
Segundo passo: pesquisa em grande grupo, no computador (refletida no quadro interativo), sobre “Espécies Endémicas em Portugal”; “As caraterísticas da “Poupa” e finalmente, a escolha da espécie pelo grupo “A Estrelinha de Sta. Maria”, dado a “Poupa por eles observada”, não ser uma espécie considerada endémica em Portugal;
Terceiro Passo: elaboração do protótipo desta espécie endémica seguida pela seleção dos materiais a utilizar ao longo da realização do trabalho;
Quarto Passo: realização da tarefa de acordo com o regulamento emitido pelo programa (rasgagem de papel; definição do espaço para colocar os adereços escolhidos; colagem intencional pelo grupo;
Quinto passo: Reflexão/avaliação do grupo face ao trabalho final, seguida da sua divulgação à comunidade escolar/educativa e exposição no corredor da escola;
Sexto passo foi a submissão do trabalho na plataforma Eco Escolas com orientação da Educadora Titular da turma.

Fotos do trabalho: