Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola EB Recarei (Paredes)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
A escolha da espécie endémica a representar foi muito fácil dada a nossa associação ao Parque das Serras do Porto e ao facto de o seu logótipo ser a salamandra lusitânica, Chioglossa lusitanica, efetivamente uma espécie endémica.
Memória descritiva:
A salamandra lusitânica, já bem conhecida dos alunos, esteve bem visível em duas exposições realizadas na escola. A primeira, “Traços de Biodiversidade”, decorreu durante a semana do Dia da Floresta Autóctone e a segunda,” Habitats e espécies nativas das Serras do Porto”, decorreu durante um período que englobou a Semana do Ambiente (16 a 23 de maio), o Dia Eco Escolas(19 de maio) e a 6.ª Edição do “Encontros com o Parque”(24 a 27 de maio).
Apesar de não ser uma espécie fácil de encontrar, os alunos identificam perfeitamente esta espécie, conseguindo indicar as suas características, principalmente a de ter uma cauda que ocupa dois terços do seu corpo e a linha laranja que acompanha o seu corpo. Os documentários do Parque ajudam nesta identificação.
A salamandra foi desenhada e o trabalho de colagem envolveu alunos de quase todas as turmas. Recorreu-se a revistas e folhetos para recortar pequenos retalhos de papel que cobriram depois o desenho, tentando um aspeto tridimensional. Para representar a inconfundível linha laranja que atravessa o seu corpo, foi utilizado um fio de algodão.
Fotos do trabalho: