Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Escola Básica Maria Keil (Loures)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

O que motivou a escolha da espécie representada?
Para a realização deste trabalho foi escolhido como animal endémico o “Priolo” que é uma ave endémica da Ilha de São Miguel, nos Açores.
Foi escolhido por ser uma ave que possui dimensões reduzidas com cerca de 15 a 17cm, sendo facilmente identificado pela cabeça, asas e cauda pretas e um tom castanho acinzentado no resto do corpo, que de imediato encantou toda a turma. As caraterísticas desta ave permitem ainda, uma perfeita aplicação da “técnica de Collage”, sendo possível realizar através da colagem de diversos tipos de materiais, e com texturas diferentes, a imagem perfeita de um Priolo, oferecendo uma mistura única de perspetivas sobre esta ave.

Memória descritiva:
O trabalho foi realizado, no âmbito do projeto Eco-Escolas pelos alunos que frequentam o Clube das Artes do 2º Ciclo do Agrupamento de Escolas Maria Keil, em Loures, para o concurso Desafio 2022/2023 Collage de um animal endémico português.
Como coordenadora da atividade do Projeto Eco-Escolas esteve a professora Cristina Lavadinho que contou com a preciosa colaboração dos professores do Clube das Artes, Stella Lopes e Jorge Sousa.
O desafio foi lançado aos alunos com o objetivo de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional e promover a educação ambiental, mas simultaneamente desenvolver competências nas áreas de investigação e expressão plástica.
Para a concretização do trabalho foi inicialmente feito uma pesquisa sobre os possíveis animais endémicos a realizar e um levantamento sobre como realizar a “técnica Collage”.
Para a realização do trabalho os alunos fizeram pesquisas sozinhos, realizando o levantamento de possíveis ideias, sendo votado e escolhido o animal a realizar.
Como o desafio consistia em criar um animal endémico português pela “técnica Collage” foi ainda escolhido e selecionado os materiais a utilizar no trabalho. Essa escolha foi feita, intuitivamente, pelos alunos e a partir daí surgiu a ideia do “Priolo”. Na sua construção foram usados restos de cartolina de diferentes cores, cola, papel reciclado de fotocópias e pequenos raminhos de árvore encontrados no chão do jardim da escola.
Foi um projeto onde todos participaram com entusiamo e que nos uniu em torno de um objetivo comum, resultando neste trabalho que enviamos.

Fotos do trabalho: