Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

O que motivou a escolha da espécie representada?
Dos muitos trabalhos realizados, escolheu-se um que representa a águia imperial ibérica, espécie em risco de extinção e que, após um longo período de ausência do nosso país, regressou e voltou a nidificar em Portugal. Este regresso levou-nos a pensar que seria um bom sinal da recuperação desta espécie e outras espécies emblemáticas do nosso país que, devido ao trabalho de conservação e recuperação de habitats, estão lentamente a voltar aos nossos espaços naturais.

Memória descritiva:
Este desafio, foi muito bem acolhido pelos alunos de algumas turmas do 8º e 9ºanos.
Como se pretendia fazer uma colagem de um animal autóctone, sugeriu-se aos alunos que fizessem uma pesquisa e escolhessem um animal para realizarem o trabalho. Como o tema da biodiversidade faz parte dos conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais, os alunos aproveitaram para investigar diversos aspetos sobre o animal escolhido (qual o seu habitat, hábitos de alimentação, risco de extinção, etc). Após esta pesquisa, os alunos tiveram uma sessão informativa com a professora bibliotecária (que também é professora de educação visual) e com a professora de Educação Tecnológica, sobre a técnica de colagem (nomeadamente sobre os materiais a utilizar). Visualizaram vários exemplos da aplicação desta técnica e esclareceram pormenores relacionados com a mesma.
Após esta sessão informativa, os alunos elaboraram os seus trabalhos nas aulas de CN e também em casa.
O trabalho foi feito utilizando os seguintes materiais: papel branco, cartolina, cartão, lã de diversas cores, cola UHU, guaches e canetas de feltro.
Primeiro elaborou-se o desenho da águia a partir da pesquisa realizada. Preencheu-se o desenho com lã de diversas cores e utilizou-se guache e canetas de feltro para a pintura das patas, pontas das asas e ponta da cauda, bico e olho. O desenho foi depois colado em cartolina e cartão para ficar mais reforçado.
Estes trabalhos de colagem fizeram parte de uma exposição realizada na escola sobre a biodiversidade e espécies autóctones de Portugal e também foram expostos no dia dedicado à mostra dos cursos e atividades da escola (que incluiu uma exposição sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto Eco-Escolas).

Fotos do trabalho: